São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2001


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PELAS RUAS NA REDE

Portais criam serviços e mostram história com mapas, lojas de compras, fotos e relatos

Internet revela os segredos dos bairros

DA REPORTAGEM LOCAL

Os bairros de São Paulo e de outras cidades começaram a invadir a internet oferecendo serviços locais em seus sites.
Quem navega pela rede pode encontrar peculiaridades como a história do centro e descobrir pechinchas e cursos, além de encontrar serviços específicos.
O Sampacentro, que nasceu de um projeto de conclusão de curso de comunicação, aposta em uma mistura que inclui a história do centro antigo da cidade de São Paulo, serviços e reportagens sobre locais que nem sempre são bem-vistos.
Ao navegar pelo endereço http://www.sampacentro.com.br/, o internauta pode passear pela cidade sem sair de sua poltrona. O site é, na verdade, um convite para quem não tem intimidade alguma com a parte antiga do centro.
O menu do lado esquerdo da página traz links para vários locais históricos, entre eles a estação da Luz, o Mercado Municipal e o edifício Martinelli.
A qualidade das imagens, que poderia ser um diferencial do portal, deixa a desejar. Têm problema de foco e não condizem com a idéia de levar o visitante a conhecer o centro.
Outros bairros da cidade de São Paulo já criaram portais próprios para quem está interessado em fazer compras.
Um mapa em preto-e-branco, reproduzido de algum guia de ruas, dá algumas indicações.
O Butantã, zona oeste de São Paulo, também criou um portal, em http://www.bairrobutanta.com.br. Há um link específico para o Instituto Butantan, conhecido por abrigar milhares de tipos de cobra, além de outros répteis.
Conhecendo o bairro virtual é um dos apelos da página http://obairro.cjb.net/. Clique no mapa turístico, à esquerda da tela, para guiar-se pelos bairros cariocas Cosme Velho e Laranjeiras. Estão marcados, no mapa, 17 pontos, entre eles a estrada de ferro que leva ao Corcovado e o Museu Internacional de Arte Naif.
Outro endereço carioca é o http://www.flamengo.com/. Um menu oferece serviços. (MARIJÔ ZILVETI)




Texto Anterior: Teste USP: PC portátil oferece bom desempenho
Próximo Texto: Panorâmica - Compras: Página traz sugestões de presentes para crianças
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.