Recepção de animais no Instituto Butantan

Você sabia que há um setor exclusivo para recepção de animais no Instituto Butantan? As entregas de serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, carrapatos e insetos podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Recepção de Animais do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas. Já aos sábados, domingos e feriados é possível destinar os espécimes das 9h às 16h30, no Museu Biológico.

Quem fizer uma doação durante a semana recebe um comprovante, a identificação do animal, além de informações relacionadas aos riscos causados pelo animal. Já para as entregas feitas aos finais de semana, o doador receberá os dados no primeiro dia útil, por telefone ou pela internet.

Se não for possível encaminhar o material à recepção de Animais do Instituto Butantan, procure o Corpo de Bombeiros ou o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA.

Como coletar animais artrópodes

animais-artropodes

Carrapatos, insetos, aranhas, escorpiões e lacraias são animais artrópodes. Para fazer a coleta, o Instituto Butantan recomenda usar luvas e ter bastante cuidado para não levar ferroadas ou picadas.

Utilize um frasco transparente com abertura suficiente para introduzir o animal e faça pequenos furos na tampa. Com exceção do transporte de “taturanas”, você pode colocar um pedaço de pano pequeno, papel ou algodão umedecido no recipiente. Assim você evita que o animal morra por ressecamento.

Transporte de animais artrópodes

frasco-transparente

Em caso de coleta de escorpiões, só se deve transportar no máximo quatro espécimes por recipiente. Além disso, você deve espalhar folhas secas de árvores na caixa. Aranhas e lacraias devem ser transportadas em frascos individuais.… Clique para ler o texto completo

Doação de animais peçonhentos no Instituto Butantã

O Instituto Butantã está aceitando a doação de animais peçonhentos para ampliar a produção de três tipos de soros: o anti-ofídico, o anti-aracanídico e o anti-lonômico. Esses soros são obtidos através dos venenos de lagartas, serpentes e aranhas.

Como doar animais peçonhentos para o Instituto Butantan

Se você possuir alguma dessas espécies, pode levá-la ao setor de “Recepção de Animais”, que fica em uma estrutura provisória ao lado do Macacário, no Parque do Instituto Butantã. Quem doar receberá um comprovante da identificação do animal e dados sobre sua periculosidade.

doacao-de-animais-peconhentos-butanta

Quando doar animais peçonhentos para o Instituto Butantan

Você deve encaminhar um animal ao Instituto Butantã caso tenha dúvidas sobre o risco que ele pode causar ou se for uma espécie perigosa. Se você não puder se dirigir até o local da doação, leve ao Corpo de Bombeiros ou ao CETAS-IBAMA (Centro de Triagem de Animais Silvestres)

Serviço

Doação de animais peçonhentos para o Instituto Butantan

Quando: de segunda a sexta-feira e plantões aos finais da semana

Horário: das 8h às 17h

Endereço: Avenida Vital Brasil, 1.500

Telefone: 2627-9300… Clique para ler o texto completo