Atividades Educativas no Museu Histórico do Instituto Butantan

Atividades Educativas no Museu Histórico do Instituto Butantan

Você sabia que o Museu Histórico do Instituto Butantan promove atividades educativas regulares em sua programação? As ações são direcionadas tanto para o público em geral quanto para grupos escolares que visitam o instituto. O cronograma engloba uma apresentação aprofundada sobre o material em exposição no museu, além de contextualizar a importância do espaço na história do Instituto Butantan.

Confira como agendar sua visita para participar das atividades educativas no Museu Histórico.

Visitas regulares ao Museu Histórico do Instituto Butantan

O Museu Histórico do Instituto Butantan

Cronograma: criação do Instituto Butantan, pesquisa científica, produção de soros

Público-alvo: todos os visitantes

Quando: de terça a domingo, em diferentes horários

Duração: 30 minutos

Participantes: até 45 pessoas

Agendamento: de terça a sexta, das 9h às 17h, através do telefone (11) 2627-9536

Visitas temáticas ao Museu Histórico do Instituto Butantan

Cronograma: criação do Instituto Butantan, pesquisa científica, produção de soros

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental II

Quando: todas as terças, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h

Duração: 1 hora de visita no museu de escolha do tema e 30 minutos de visita nos demais museus

Participantes: até 45 pessoas

Agendamento: de terça a sexta, das 9h às 17h, através do telefone (11) 2627-9536… Clique para ler o texto completo

Museu Emílio Ribas no Instituto Butantan

A fachada do Museu Emílio Ribas do Instituto Butantan

Instalado no prédio do Desinfectório Central, em 1979, o Museu de Saúde Pública Emilio Ribas passou a compor o Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan em 2010. A nova fase viabilizou a integração do museu ao programa de preservação de acervos históricos, além de facilitar o acesso da informação à sociedade. Construído em 1893, o imóvel localizado no Bom Retiro é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) desde 1984.

Acervo do Museu Emílio Ribas

O interior do Museu Emilio Ribas - Foto: Instituto Butantan

O material preservado no Museu Emílio Ribas representa um dos acervos mais significativos da história da saúde no Brasil. O visitante tem a oportunidade de conhecer documentos em texto, objetos históricos e conteúdo audiovisual do final do século XIX até os dias atuais. Além disso, o museu mantém uma exposição permanente realizada com base no seu acervo fotográfico. Baseada em diferentes temas da história da saúde, a mostra pode ser visitada mediante a um agendamento prévio realizado no Instituto Butantan.

Informações sobre o Museu Emílio Ribas

O Museu Emílio Ribas fica na Rua Tenente Pena, 100, no Bom Retiro. Para obter informações sobre o agendamento, entre em contato pelo telefone (11) 2627-3880.

Museus do Instituto Butanta

O Museu De Microbiologia do Instituto Butantan

Aproveite para conhecer também os outros museus do Instituto Butantan.

Clique para ler o texto completo

Agendamento para o Instituto Butantan

Para que as visitas ao Butantan sejam organizadas e sem transtornos, todos os grupos acima de 15 pessoas devem previamente marcar um horário junto à instituição. Se você pretende levar um grupo para conhecer as atrações, conheça abaixo o regulamento de agendamento para o Instituto Butantan.

Regras de agendamento para o Instituto Butantan

– Antes de realizar qualquer agendamento, realize seu pré-cadastro ligando para (11) 2627-9533;

– O horário para agendamento no Instituto Butantan é das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira;

– O número de visitantes permitido é entre 15 e 40 pessoas;

– Os museus do Butantan não comportam grupos acima de 45 pessoas, portanto, é indispensável o pré-agendamento;

– Cada grupo de 20 alunos ou visitantes deverá ser obrigatoriamente acompanhado por um responsável;

– Grupos com mais de 15 pessoas que não realizarem agendamento prévio não terão garantia de acesso aos museus do Butantan;

– Cancelamentos devem ser informados diretamente ao setor de agendamento por telefone (11) 2627-9533 e pelo e-mail ouvidoria@butantan.gov.br .

entrada-museu-de-microbiologia

Visitas regulares ao Instituto Butantan

As visitas regulares são realizadas apenas para grupos pré-agendados. Elas têm 2h10 de duração e passam pelo Museu Biológico, Museu Histórico e Museu de Microbiologia. São 30 minutos em cada museu e 10 minutos adicionais para o deslocamento entre os museus. Todos os museus possuem educadores preparados para conduzir a visita.

Dias das visitas regulares: quarta a domingo

Público-alvo: estudantes do ensino fundamental I, II e médio

A ordem de visitação é definida no momento do agendamento e não poderá ser alterada em hipótese alguma.… Clique para ler o texto completo

Museu Histórico do Instituto Butantan

A trajetória do Museu Histórico do Instituto Butantan começa no ano de 1981, quando ele foi instalado no local onde funcionava a cocheira adaptada para abrigar o laboratório de Vital Brazil. Desde a sua concepção, o MHIB preza por objetivos que visam divulgar o trabalho científico do Butantan e difundir o conhecimento para o público.

Ideais

  • Pesquisa, preservação e divulgação da história das ciências e da saúde, sobretudo do Instituto Butantan;
  • Responsabilidade social de ampliação aos acervos institucionais;
  • Atendimento e fortalecimento da relação com o público visitante.

Exposições do Museu Histórico

museu-historico-butantan

Com aproximadamente 280 m2, a exposição do MHIB reserva aos visitantes itens como parte do piso e parede originais dos laboratórios de pesquisa e produção do Instituto Butantan. O projeto inicial previa reconstituir o primeiro laboratório de Vital Brazil, mas com a possibilidade de ampliar o acervo com mais mobiliários e objetos, o museu optou por apresentar a história de pesquisa e produção do instituto de uma forma mais abrangente.

Além da exposição permanente, o Museu Histórico organiza exposições temporárias sobre história da ciência e da saúde em conjunto com laboratórios do Butantan e também em parceria com outras instituições.

mobiliario-museu-historico-butantan

Atividades Educativas e Visitas Temáticas no Museu Histórico

museu-historico-instituto-butantan

O Museu Histórico também realiza atividades educativas e visitas temáticas para todo o público. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer o processo de criação do Instituto Butantan em meio à urbanização da cidade de São Paulo, além de entender como funciona a área de pesquisa cientifica da instituição.

Museu Histórico do Instituto Butantan

Direção: Adriana Mortada

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h30

Telefone (11) 2627-9525

E-mail: museuhistorico@butantan.gov.brClique para ler o texto completo

Museu de Microbiologia do Instituto Butantan

Idealizado pelo Prof. Isaías Raw, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan foi inaugurado em 2002 com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Fundação VITAE. Ele recebe posição de destaque entre os museus científicos por apresentar uma proposta educacional inovadora, além de abordar temáticas diferenciadas em suas atividades. Os projetos educativos do Museu de Microbiologia já renderam menção honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro de Educação.

Desde 2003, o museu é filiado à Associação Brasileira de Centros de Museus de Ciências (ABCMC).

museu-de-microbiologia-instituto-butantan

Missão

O Museu de Microbiologia tem como objetivos:

– Desenvolver a curiosidade científica nos jovens;

– Aproximar a cultura científica e o público em geral através de atividades de produção de conhecimento, pesquisa científica e educação;

– Se estabelecer como um potencial meio de divulgação das ações realizadas pelo Instituto Butantan.

Exposição

exposicao-museu-de-microbiologia

O Museu de Microbiologia apresenta aos visitantes do Instituto Butantan uma exposição de longa duração que consiste em uma viagem rumo ao universo invisível dos microrganismos. Esse trabalho é composto por equipamentos, painéis, modelos tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários que contextualizam as bases da Microbiologia e mostram o que são “germes” e micróbios. Na exposição, por exemplo, é possível manipular microscópios e observar microrganismos vivos em uma gota de água não tratada. Além disso, os visitantes também têm à disposição diversos computadores exibindo filmes, animações, atividades interativas, entre outros conteúdos.

Auditório

auditorio-museu-de-microbiologia

A estrutura do Museu de Microbiologia também comporta um auditório com capacidade para 40 pessoas. No espaço são exibidos filmes, palestras e material de audiovisual complementar para grupos escolares.… Clique para ler o texto completo