Como tratar picadas de animais peçonhentos

logo_butantan

Você sabe como tratar picadas de animais peçonhentos? No artigo de hoje vamos explicar o que fazer para prestar os primeiros socorros e também sobre os diversos tipos de acidentes causados por cobras, aranhas, escorpiões, taturanas ou lagartas.

Primeiros-socorros

Para atender uma vítima da maneira correta, siga todas as etapas listadas abaixo o mais rápido possível:

– Lave o local da picada apenas com água ou com água e sabão;

– Hidrate o acidentado com goles de água;

– Não corte ou fure o local da picada;

– Mantenha o local afetado voltado para cima;

– Encaminhe o acidentado rapidamente ao serviço de saúde mais próximo;

– Não faça torniquete no local da picada.

Tipos de acidentes

Conheça as diferentes classificações de acidentes ocasionados pelos animais peçonhentos.

Acidentes causados por cobra

Acidente botrópico (é causado por serpentes do grupo das jararacas): provoca dor e inchaço no local da picada. Em alguns casos pode gerar manchas arroxeadas e sangramento pelos orifícios da picada, além de sangramentos em gengivas, pele e urina. Este acidente pode evoluir causando infecção e necrose na região da picada e também insuficiência renal.

Acidente laquético (é causado por surucucu): este tipo de acidente apresenta quadro similar ao acidente botrópico, mas também provoca vômitos, diarréia e queda da pressão arterial.

Acidente crotálico (causado por cascavel): neste acidente o local da picada não tem sinal evidente de lesão e a vítima tem sensação de formigamento. O acidentado tem dificuldade em manter os olhos abertos, apresenta aspecto sonolento, tem visão turva ou dupla e possui dores musculares generalizadas.… Clique para ler o texto completo