No Butantã
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Utilidades no Butantã
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cultura e Lazer
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Museus e
     Casas de Cultura
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Coleção Mario de Andrade  


Coleção Mario de Andrade no Butantã
Foto da Coleção Mario de Andrade

Coleção Mário de Andrade do IEB no Butantã recebe tombamento pelo Iphan

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP teve em dezembro passado a coleção Mário de Andrade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O acervo do intelectual e artista brasileiro conta com obras áudios-visuais, biblioteca e arquivo de documentos. Parte da coleção, fundamental para compreender o modernismo brasileiro, está em exposição aberta no próprio instituto.

Coleção Mario de Andrade no ButantãA coleção é composta por obras famosas e fundamentais no modernismo brasileiro, como "O homem amarelo", "A estudante russa" e "O Japonês", todas de Anita Malfatti. Há também quadros de Lasar Segall e esculturas de Victor Brecheret. Muitas das obras estiveram na exposição da Semana de Arte Moderna de 1922.
A coleção de Mário Andrade foi adquirida pelo governo do Estado em 1967 – o arquivo de documentos foi doado pela família do artista –, quando o IEB foi cogitado para ser um centro de pesquisa e documentação sobre o modernismo Brasileiro.

O crivo crítico das leituras de Mário de Andrade pode ser verificado pela análise das obras escritas pelo artista e dos estudos da marginália, anotações feitas nas margens dos livros e textos lidos por ele.

Coleção Mario de Andrade no Butantã
Endereço: Avenida Professor Mello Morais, 140 -
Cidade Universitária - Bairro Butantã - São Paulo - SP