No Butantã
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Utilidades no Butantã
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cultura e Lazer
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Museus e
     Casas de Cultura
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

História do Butantã



Código IBGE
População Estimada 1999
Área (Km²)
12
49.086
12.5
Fonte: Sempla/Deinfo - © Sempla/Deinfo



O BAIRRO DO BUTANTÃ

O Bairro do Butantã é localizado no extremo oeste da Cidade de São Paulo, bem dotado quanto aos temas cultura e lazer e está bem desenvolvido no comércio e indústria, sendo privilegiado por ter bairros vizinhos como Pinheiros, Morumbi, Itaim e Lapa e também municípios como Osasco e Cotia. O Bairro do Butantã praticamente iniciou com a implantação do Laboratório Seruntherápico, atual Instituto Butantan.

Em 25 de Janeiro de 1934 Foi Fundada a Universidade São Paulo (USP)  com o decreto Nº 6.283 assinado pelo governador Armando Sales.

A região do Butantã éconstituída pelos sub-Distritos:
Butantã - Rio Pequeno - Vila Sonia - Morumbi - Raposo Tavares


HISTÓRIA DO BUTANTÃ

Existem muito pouco documentos sobre a origem do Butantã com bairro.O que se sabe é que no século XVII, os portugueses doaram a área onde hoje situa o Butantã ao Afonso Sardinha para construir a margem do rio Pinheiros um porto para escoamento da produção da região da Zona Oeste.

Como Afonso Sardinha e sua esposa não tinham filhos, eles acabaram doando o terreno para os Jesuítas da capela Nossa Senhora das Graças do Colégio e Igreja de São Paulo.

Os Jesuítas dividiram a área em 19 sítios que foram arrendados. Entre esses sítios estava o sitio do Butantã que foi arrendado em 1750 por Inácio Xavier César.Mais tarde com a expulsão dos Jesuítas seus bens foram incorporados ao patrimônio do estado.

Em 1799 o sítio foi arrendado por Bárbara do Espírito Santo, em 28/05/1819. Bárbara deixa em testamento a metade do terreno para Ana Rodrigues Oliveira e sua irmã Maria Garcia Paes que tarde passaram para o Sargento Mor Policarpo de Oliveira em pagamento de uma divida.

A área situada à margem da estrada de Itu, hoje Av. Corifeu de Azevedo Marques, em 1889 Gertrudes Avelino Jordão Camargo vendeu a propriedade, denominada Butantã, ao Arnaldo Jordão de Camargo que vendeu ao Estado onde foram Fundados o Instituto Butantã e a cidade Universitária.

Entre o período da expulsão dos Jesuítas até a fundação do instituto Butantã nada foi registrado.

Em 1915 a Cia City iniciou a urbanização da região da Zona Oeste.

O NOME BUTANTÃ

O nome Butantã vem do indígena Ybitanta que significa taipa de terra roçada em alusão ao forte Emboaçaba.  O Butantã estava no caminho para o Forte Emboaçaba.

Em um documento datado de 1592 está registrado como Ubutantã, portanto o surgiu de Ybitanta – Ubutantã – Botanta – Butantan e Butantã.

Dia do Butantã: O dia do Butantã foi oficializado como 16 de Dezembro pelo decreto Lei Nº 8.337 de 16/12/1975 pelo Prefeito Olavo Setúbal.

No dia 16 de Dezembro de 1899 foi solicitada a instalação do Instituto Butantan. O oficio Nº 185, emitido por Adolfo Lutz ao diretor de Serviço Sanitário.

Instituto Butantan 

Obs.: O dia oficial da fundação do Instituto Butantan é 23 de Janeiro de 1901.

Instituições Governamentais Butantã

· Palácio dos Bandeirantes;
· Corpo de Bombeiros (Policia militar do Estado de São Paulo)
· Instituto Butantan.

A região do Butantã oferece riquezas informativos e históricas guardadas em seus arquivos:

· Museu do crime
· Museu da arte Contemporânea (MAC)
· Fundação Maria Luiza e Oscar Americano
· Palácio dos Bandeirantes
· Casas históricas, Casa da Fazenda Morumbi
· Capela Morumbi
· Casa do Sertanista (Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo)

Meios de Comunicação

Rádio e Televisão Bandeirantes - Em 1937, foi ao éter a irradiação oficial da Sociedade Bandeirantes de radiodifusão. Em 1948, sua programação ganhou nova roupagem, a um só tempo diversificada e intensa: esportes, política, noticiário e música.
A Rede Bandeirantes de televisão foi inaugurada em 13 de maio 1967, já em sua sede própria, o Edifício Radiantes nos altos do morumbi, região do Butantã.
Cresceu muito, tanto assim é, que na atualidade ao gerar programas em AM, FM e TV, cobre o país todo e ramifica-se pelos cinco continentes.

Jornal do Butantã

Em 21 de março de 1973, a população do Butantã recebia em sua casa o primeiro exemplar do jornal do Butantã. Em 1978, o jornal do bairro tornou-se primeiro totalmente informatizado e impresso a cores voltado aos interesses regionais, relevantes foi a sua força em campanhas que redundaram em conquistas de cunho social, cultural e comercial para o Butantã.

Implantação do dia do Butantã, criação da Sociedade Amigos da Vila Sônia, clube dos lojista do Butantã; Lyons e Rotary Club do Butantã; Distrito Butantã da Associação Comercial de São Paulo. Semanal e gratuito, sua distribuição domiciliar obedece aos critérios ditados pelo marketing, atingindo as ilhas de interesse comercial, reservando 10% da edição , 10.000 exemplares, às bancas de jornal.