Bibliotecas

Biblioteca vem do grego e tem por definição depósito. É tradicional do termo, é um local em que são guardados livros, documentos tridimensionais, e demais publicações para o público estudar, ler, e consultar tais obras.

Os profissionais que lidam com esses objetivos são os bibliotecários, com formação em biblioteconomia, curso ensinado em instituições de ensino superior.

Para os visitantes, as bibliotecas têm três finalidades básicas: estudar, ler e consultar as obras.
biblioteca-no-butanta

Sobre Bibliotecas no Butantã

As Bibliotecas no Butantã assim como as outras bibliotecas tem basicamente três objetivos:


A guarda dos livros e demais publicações em local livre de perigo, onde não sejam roubados, incendiados e demais perigos.

A conservação, que não sejam estragados porque o público manuseia constantemente as obras, ou porque os documentos ficam úmidos, quentes e ou em situações similares

A organização segundo algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente caraterística de importância.

Para os visitantes, as bibliotecas têm três finalidades básicas: estudar, ler e consultar as obras. O público procurador comum das bibliotecas está buscando um estudo sobre um certo tema, de simples leitura por diversão, ou de realização de pesquisa a respeito de alguns assuntos. Por essa razão mesmo, há uma grande variedade de pessoas que visitam as bibliotecas quando se é tratado de bibliotecas generalistas.



Hoje em dia, as bibliotecas não são somente guardiãs de livros, porém, da mesma forma, de dicionários, enciclopédias, monografias, manuais, documentos tridimensionais, almanaques, atlas, jornais, revistas, mapas, cartazes, manuscritos, filmes, discos, CDs, fitas, VHS, DVDs, BDs, ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC), fotografias, telas e microfilmes. Revistas e jornais são classificados como material periódico, também são organizados e armazenados em uma seção da biblioteca denominada hemeroteca – espaço próprio para este tipo de material informativo.

A maior biblioteca do mundo é a do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, D.C., com 155 milhões de itens entre livros, manuscritos, jornais, revistas, mapas, vídeos e gravações de áudio. É a biblioteca oficial de pesquisa do congresso norte-americano e foi criada em 1800, quando a sede do governo federal foi transferida de Filadélfia para Washington. Seu prédio, chamado Thomas Jefferson Building (“Edifício Thomas Jefferson”), foi aberto ao público em 1897.

Horário de Funcionamento Bibliotecas no Butantã

  • Consulte o horário de cada Biblioteca pelo telefone

Endereço e Telefone Bibliotecas no Butantã

  • Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC)
    Acervo com mais de 35 mil volumes
    Endereço: R. da Reitoria, 160 – Cidade Universitária – São Paulo – SP
  • Biblioteca do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE)
    Acervo com cerca de 42 mil volumes
    Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 1466 – Cidade Universitária – São Paulo – SP
  • Biblioteca Pública Camila Cerqueira César
    Endereço: R. Waldemar Sanches, 41 – Butantã – São Paulo – SP -Cep 05589-050
    Tel.: 3731-5210
  • Biblioteca Pública Jornalista Roberto Marinho – No Céu Butantã
    Av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 1800 – Rio Pequeno, São Paulo – SP
    Tel.: 3732-4515

Outras informações e site

  • Mais informações: www.bibliotecas.sp.gov.br

Mapa de localização





Deixe seu comentário