O Instituto Butantã é um destacado centro de pesquisa biológica localizado no bairro do Butantã, na zona oeste cidade de São Paulo. É uma instituição pública estadual, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo desde sua fundação.

Instituto Butantã

 

 

 

 

 

 

Instituto Butantã Serpentário

O serpentário é uma das atrações mais visitadas do Instituto. Ligado ao Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEV) do Butantan, o espaço, construído em 1912 e inaugurado em 1914, permite a observação de serpentes da fauna brasileira em um ambiente semelhante ao habitat natural. Em seu espaço são desenvolvidas pesquisas sobre biodiversidade e conservação, além de atividades educativas.

Projeto Mão na Cobra

Desde 2007 acontece no serpentário a atividade “Mão na cobra só no Butantan”, cujo objetivo é proporcionar aos visitantes a oportunidade de manipular falsas-corais e dormideiras. A atividade é acompanhada por biólogos, que esclarecem dúvidas sobre os animais, discutem o papel das serpentes na natureza e sua importância para o homem.

A atividade permite a manipulação de certas espécies de serpentes pela população com acompanhamento de especialistas que esclarecem dúvidas. A atividade ocorre em local próximo ao Serpentário toda quinta-feira, das 14h30 às 15h30. Atividade gratuita.

Instituto Butantã História

Um surto de peste bubônica que se propagava a partir do porto de Santos, em 1899, levou a administração pública estadual a criar um laboratório de produção de soro antipestoso, vinculado ao Instituto Bacteriológico (atual Adolpho Lutz). Esse laboratório, instalado na Fazenda Butantan, foi reconhecido como instituição autônoma em fevereiro de 1901, sob a denominação de Instituto Serumtherápico, sendo designado como seu primeiro diretor o médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, estudioso dos problemas de saúde pública,.

Além da produção de soros e vacinas, a pesquisa e a preocupação em divulgar amplamente a ciência e a atuação do Instituto sempre estiveram presentes em seu cotidiano, conferindo-lhe reconhecimento internacional. 114 anos depois de sua fundação, o Butantan é um destacado centro de pesquisa biomédica, que integra pesquisas científica e tecnológica, produção de imunobiológicos e divulgação técnico-científica, buscando a permanente atualização e integração de seus recursos e, com isso, a inovação.?

Horário de Funcionamento Instituto Butantã

  • todos os dias das 08h às 18h

Endereço e Telefone Insituto Butantã

  • Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2627-9300

Outras informações e site

Mapa de localização

Instituto Butantã
Avalie!