O Velódromo da USP no Butantã foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 1975, que acabaram transferidos para a Cidade do México devido a um surto de meningite no Brasil.

Atualmente o Velóromo é o único da cidade de São Paulo. O outro circuito mais próximo seria em Caieiras, a 40 km de distância da cidade.

Apesar disso, atualmente o Velódromo está abandonado devido a falta de manutenção.

velodromo-usp-fotos

Sobre Velódromo USP no Butantã

O Velódromo da USP tem forma oval, com curvas e retas inclinadas. A superfície da pista pode ser composta de madeira ou concreto.


A distância dos velódromos podem variar entre 150 e 500 metros. Porém, a maior parte das pistas possui a distância de 250 metros. A inclinação da pista é diferente conforme o trajeto total do velódromo.

As bicicletas utilizadas em velódromos diferem daquelas que participam de provas de estrada. O design é arrojado neste tipo de bicicleta, principalmente na conjunção de ângulos, para favorecer a maior velocidade do aparelho.

Outra característica marcante é que este tipo de bicicleta possui apenas uma coroa e um pinhão fixo, ou seja, não possui roda livre (em outras palavras, é desprovida de catraca) e tem uma única relação de transmissão (marcha única). Elas não possuem freios. Quando é necessário parar a bicicleta, o ciclista resiste ao movimento dos pedais, desacelerando a bicicleta até parar .

Os ciclistas também utilizam equipamento específico, principalmente o capacete, que possui ângulação em sua extensão para evitar o atrito com o ar.

Provas Velódromo USP SP Butantã

As provas que são disputadas em velódromos são as seguintes:

Velocidade: Dois atletas percorrem a pista para competirem um contra o outro. A prova é percorrida em três voltas e é eliminatória. O percurso total tem 1 mil metros, mas somente os últimos 200 metros são cronometrados. Nos primeiros 800 metros, os ciclistas andam de forma lenta, para evitarem ficar a frente do adversário, para que não se dê a vantagem do vácuo.
Velocidade olímpica: Disputada por equipes de três ciclistas, eles largam em posições opostas da pista. Na primeira volta a disputa é liderada por um ciclista, que sai da disputa quando a volta é completada. Na segunda volta, o segundo competidor assume a liderança e sai da disputa na conclusão do término do percurso. Na última volta, o terceiro competidor completa a prova. Os pontos dos três ciclistas é somada e se define a equipe campeã. A prova somente é disputada por homens.



Contra o relógio: O ciclista larga sozinho na pista para percorrer 500 metros (mulheres) e 1.000 metros (homens). Cada competidor larga em intervalos de 90 segundos.

Perseguição: Os ciclistas largam em posições opostas ao velódromo. O atleta que ultrapassar primeiro o adversário ganha a prova. Se não acontecer isto, o vencedor é aquele que completar o percurso da prova em menos tempo. Para homens, a distância é de 4 mil metros, e para mulheres, 3 mil metros. As provas são disputadas individualmente e por equipes (somente para homens). A perseguição por equipes é feito por quatro componentes, que completam 14 voltas. A equipe que terminar primeiro a distância com três ciclistas ou aquela que ultrapassar o terceiro ciclista adversário vence a prova.

Quilômetro contra-o-relógio: A prova, individual, consiste numa corrida contra o relógio entre a linha de partida e de chegada. Os ciclistas partem saem em intervalos de 1 minuto. A distância para homens é de 1 mil metros, e para mulheres, 500 metros.

Corrida por pontos: Considerada a prova mais longa do ciclismo em velódromo. A distância é de 25 km para mulheres e 40 km para homens. A cada sprint de dez voltas, os quatro melhores posicionados na prova recebem uma pontuação. A pontuação dobra no último sprint. O vencedor é o ciclista que somar mais pontos. Nesta modalidade somente são disputadas provas individuais.

Keirin: A prova é disputada em oito voltas. Nas primeiras cinco voltas e meia, os ciclistas seguem uma bicicleta motorizada. Ela dita o ritmo do percuso até chegar aos 45 km/h. Em seguida ela abandona a pista e deixa os atletas disputarem as últimas duas voltas e meia.

Madison: A prova é disputada entre dois ciclistas. Um deles mantém ritmo lento na na parte alta da pista, enquanto outro percorre o mais rápido possível na parte inferior do velódromo. Há uma troca de ciclista, sendo que aquele que está na parte de baixo toca a roda do companheiro para que este prossiga pedalando. A dupla pontua a cada 20 voltas completadas. O vencedor é quem completar o maior número de voltas. Em caso de empate, o vencedor será o que somou mais pontos.

Horário de Funcionamento Velódromo São Paulo no Butantã

  • Este local encontra-se fechado para prática esportiva

Endereço e Telefone Velódromo SP no Butantã

  •  Avenidade Professor Mello Moraes – Butantã, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3091-3362

Mapa de localização