Butantã recebe mostra gratuita sobre direitos individuais e coletivos

As duas salas do Cinusp, na Cidade Universitária e Centro Universitário Maria Antônia, abrirão espaço para a reflexão sobre a interação entre os indivíduos, seus direitos e deveres em âmbito público e privado. Durante as sessões gratuitas – exibidas entre os dias 19 e 25 e agosto – temas como inclusão social de deficientes físicos e diversidade sexual servirão de pano de fundo.

A mostra “Núcleos dos Direitos” complementa as atividades do seminário “A Universidade e a Cidade na Perspectiva dos Direitos“, marcado para os dias 21 e 23 de agosto. Entre os longas selecionados estão, por exemplo,  Intocáveis, The Bubble, O Menino Selvagem, O Ano em que Meus Pais Saíram de FériasRepare Bem – documentário da cantora e diretora portuguesa Maria de Medeiros que, às 19h do dia 21, participará de um bate-papo aberto ao público na Cidade Universitária.

Os interessados em integrar o encontro devem retirar senhas na administração do Cinusp.

Veja mais detalhes sobre alguns dos filmes exibidos durante a mostra:

Intocáveis



Datas: 28 e 23/8 (Cidade Universitária – Butantã)
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Direção: Eric Toledano  e Oliver Nakache
Informações técnicas: EUA, 2012, cor, 35mm, 110’. classificação – 14 anos
Sinopse: Aristocrata tetraplégico contrata como seu assistente um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas com necessidades especiais e ambos desenvolvem uma sincera amizade. Segundo maior sucesso de bilheteria da história do cinema francês, o filme rodou o mundo conquistando público e crítica, além de inúmeros prêmios e honrarias, como o César (o “Oscar francês”) de Melhor Ator para Omar Sy, o David di Donatello de Melhor Filme Europeu e a indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

O ano em que meus pais saíram de férias

Datas: 25/8 (Maria Antônia)
Horário: 20h
Direção: Cao Hamburger
Informações técnicas: Brasil, 2006, cor, digital, 110’. Classificação – 10 anos
Sinopse: Em 1970, às vésperas da Copa do Mundo, um garoto de 12 anos se muda de Minas Gerais para morar na casa de seu avô, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, depois que seus pais fogem da perseguição pela ditadura militar, dizendo ao garoto que estão apenas saindo de férias. Buscando se adaptar à nova realidade e vivendo a expectativa por notícias de seus pais, ele desenvolve uma amizade com um vizinho, um velho judeu solitário.

Fonte: Catraca Livre



Deixe seu comentário