CEU Butantã recebe apresentação do grupo Meninos do Morumbi no espetáculo Ouvir para Crescer

Na quarta-feira (20), a cidade de São Paulo recebe o terceiro espetáculo do Ouvir para Crescer, uma iniciativa da Sociedade de Cultura Artística e da RVA Cultural. Ao todo, são oito apresentações que levam ao espectador o fascinante mundo da música. Nesta segunda exibição, que acontecerá às 19h30, no CEU Butantã, o programa falará sobre “Ritmo: quando o tempo vira arte”, com a participação do grupo Meninos do Morumbi, que realiza importante projeto social e traz na bagagem mais de 500 apresentações em 11 anos de atividades.

A proposta do Ouvir para Crescer é mostrar elementos da Música e suas peculiaridades de maneira lúdica e divertida, fugindo do convencional e preparando o público para apreciá-la em suas mais diversas formas. Sucesso de público em oito cidades do interior paulista, a iniciativa volta à capital, com apresentação do ator José Rubens Chachá e do músico João Cuca, integrante do Saxomania.

Com leve enfoque pedagógico, mas nem por isso menos prazeroso, as apresentações serão realizadas de forma interativa – comandadas por atores e músicos e com a grande participação da plateia – visando sensibilizar o ouvinte e fazer com que ele descubra as fontes de expressão da linguagem musical, desde os elementos básicos até construções harmônicas mais complexas.

História da música, características do som, ritmo, gêneros e formações musicais são alguns dos conceitos e dos temas que serão passados à plateia durante todo o projeto Ouvir para Crescer. Concerto a concerto, a principal fonte de inspiração será a experiência auditiva, proporcionando oportunidades de ampliar e aprimorar aptidões para ouvir e fruir esta rica forma de expressão humana que é a música.

“Música de qualidade exige ouvintes igualmente qualificados e preparados para compreender sua linguagem”, afirma Gérald Perret, superintendente da Sociedade de Cultura Artística. “Estamos democratizando o conhecimento musical e a maneira de entender a música para ouvi-la melhor. O Ouvir para Crescer mudou a vida cultural das cidades por onde passou”, complementa Perret.

Consagrado em Matão, Alumínio, Araras, Caçapava, Catanduva, Santos, Itapeva e Salto, o programa foi criado com intuito de levar música de qualidade, em apresentações didáticas, para o grande público. Com teatros sempre lotados por um público bastante heterogêneo, mais de 50 mil pessoas já participaram do programa.

OUVIR PARA CRESCER EM SÃO PAULO



Em oito apresentações, sempre às 19h30, o projeto Ouvir para Crescer será comandado pelos competentes e bem humorados José Rubens Chachá, ator renomado, e João Cuca, músico integrante do Saxomania. Dentre os espetáculos apresentados ao longo de dois meses, estão: Barbatuques, Andre Mehmari Trio, Grupo Comboio, Meninos do Morumbi,  Saxomania, Cia Ópera São Paulo, Orquestra sinfônica de Barra Mansa, entre outros.

“Esta é uma experiência bem sucedida quando falamos em democratização cultural, pois parte do principio de disseminar conhecimento sobre a Música, além de trazer o público para assistir a um excelente espetáculo”, diz Regina Vieira Pinto, da RVA Cultural.

Repertório Meninos do Morumbi

Brasil Pandeiro (samba exaltação) – Assis Valente

Funk – Meninos do Morumbi

Jongo – Meninos do Morumbi

Aguerê – Meninos do Morumbi

Maracatu – Meninos do Morumbi

Refazenda – Gilberto Gil

Maxixe – Meninos do Morumbi

Salsa – Meninos do Morumbi

Aquarela do Brasil (samba exaltação) – Ary Barroso

O que é o que é – Gonzaguinha

Do seu lado – Nando Reis

Roteiro das apresentações

– Barbatuques – 29 de setembro (quarta) / Tema – Pulso: o tempo na música

– Grupo Comboio – 06 de outubro (quarta) / Tema – Som: a matéria prima da música

– Meninos do Morumbi – 20 de outubro (quarta) / Tema – Ritmo: quando o tempo vira arte

– Saxomania – 27 de outubro (quarta) / Tema – Melodia e Harmonia: cada nota em seu lugar

– Octeto de Câmara da USP – 03 de novembro (quarta) / Tema – Gêneros musicais: música erudita

– André Mehmari Trio – 11 de novembro (quinta) / Tema – Gêneros musicais: música popular

– Cia Ópera São Paulo – 17 de novembro (quarta) / Tema – Ópera: a música agregando artes

– Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – 24 de novembro (quarta) / Tema – Grandes Formações: música para ser regida

SERVIÇO

Projeto Ouvir para Crescer

Show: Meninos do Morumbi

Apresentação: José Rubens Chachá e João Cuca

Local: CEU Butantã

Endereço: Av. Eng Heitor Antônio Eiras Garcia, 1890  Horário: 19h30



Deixe seu comentário