CEU Butantã recebe Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Na quarta-feira (24), a cidade de São Paulo recebe o oitavo espetáculo do Ouvir para Crescer, uma iniciativa da Sociedade de Cultura Artística e da RVA Cultural. Ao todo, são oito apresentações que levam ao espectador o fascinante mundo da música. Nesta oitava e última exibição, que acontecerá às 19h30, no CEU Butantã, o programa falará sobre “Grandes Formações: música para ser regido” com a participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que é formada por alunos da rede pública de Barra Mansa (RJ), e fruto do projeto Música nas Escolas.

A proposta do Ouvir para Crescer é mostrar elementos da Música e suas peculiaridades de maneira lúdica e divertida, fugindo do convencional e preparando o público para apreciá-la em suas mais diversas formas. Sucesso de público em oito cidades do interior paulista, a iniciativa volta à capital, com apresentação do ator José Rubens Chachá e do músico João Cuca, integrante do Saxomania.

Com leve enfoque pedagógico, mas nem por isso menos prazeroso, as apresentações serão realizadas de forma interativa – comandadas por atores e músicos e com a grande participação da plateia – visando sensibilizar o ouvinte e fazer com que ele descubra as fontes de expressão da linguagem musical, desde os elementos básicos até construções harmônicas mais complexas.

História da música, características do som, ritmo, gêneros e formações musicais são alguns dos conceitos e dos temas que serão passados à plateia durante todo o projeto Ouvir para Crescer. Concerto a concerto, a principal fonte de inspiração será a experiência auditiva, proporcionando oportunidades de ampliar e aprimorar aptidões para ouvir e fruir esta rica forma de expressão humana que é a música.



“Música de qualidade exige ouvintes igualmente qualificados e preparados para compreender sua linguagem”, afirma Gérald Perret, superintendente da Sociedade de Cultura Artística. “Estamos democratizando o conhecimento musical e a maneira de entender a música para ouvi-la melhor. O Ouvir para Crescer mudou a vida cultural das cidades por onde passou”, complementa Perret.

Consagrado em Matão, Alumínio, Araras, Caçapava, Catanduva, Santos, Itapeva e Salto, o programa foi criado com intuito de levar música de qualidade, em apresentações didáticas, para o grande público. Com teatros sempre lotados por um público bastante heterogêneo, mais de 50 mil pessoas já participaram do programa.

Sobre a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Fruto do projeto Música nas Escolas, na cidade de Barra Mansa, no Rio de janeiro, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta a seus jovens musicistas a prática orquestral e o conhecimento do repertório sinfônico. Os músicos da Sinfônica são estudantes da rede pública de ensino, e recebem uma bolsa para poderem se dedicar ao estudo de seus instrumentos.

Regida pelo maestro Vantoil de Souza, a OSBM conta com 105 músicos entre professores e monitores do projeto Música nas Escolas. Nos últimos dois anos, a orquestra recebeu solistas internacionais e brasileiros, entre eles Ina-Esther Joost, violoncelista da Sinfônica de Jerusalém; Gabriel Panny, da Sinfônica Jovem de Nova Iorque; Maria Clodes Jaguaribe, da Universidade de Boston; Elione Medeiros, fagote das principais orquestras do Rio de Janeiro; e Ana de Oliveira, uma das spallas da Sinfônica Brasileira.

A OSBM mostra no Ouvir Para Crescer seu duplo sucesso: como projeto sócio-educativo e na criação de uma orquestra de alta qualidade musical.

Serviço

Projeto Ouvir para Crescer
Show: Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Apresentação: José Rubens Chachá e João Cuca
Local: CEU Butantã
Endereço: Av. Eng Heitor Antônio Eiras Garcia, 1890 Horário: 19h30
Gratuito.

Fonte: Em Foco Assessoria de Comunicação



Deixe seu comentário