Neste exato momento, traficantes estão morando em um parque municipal e uma favela inteira está sendo demolida em outro – que, oficialmente, foi inaugurado em 2009. Dois parques prontos há um ano ainda estão trancados com cadeado. Crianças jogam bola numa quadra velha e sem traves que, segundo a Prefeitura de São Paulo, é recém-inaugurada. E parques na periferia continuam sem água, luz e segurança meses depois de serem abertos.
Esse é o cenário que predomina na maioria dos parques inaugurados desde 2009, frutos da promessa de Gilberto Kassab (DEM) de deixar a cidade com 50 novos parques até 2012 – dessa forma, a capital passaria a ter cem. Para isso, a reportagem visitou os 13 que, segundo o relatório do Plano de Metas, já foram (ou deveriam ter sido) inaugurados. A constatação foi a de que apenas um foi entregue completo e em pleno funcionamento: o Parque Urbano Benemérito Brás, na Mooca. Todos os outros apresentam problemas, estão incompletos ou simplesmente estão longe de ser concluídos.
Um exemplo é o Linear Sapé, no bairro do Butantã. Ele deveria ir da rodovia Raposo Tavares até a avenida Escola Politécnica e foi entregue em junho de 2009. Entretanto, o local ainda é ocupado por uma favela de mais de seis quarteirões que só agora começou a ser demolida. Um funcionário da prefeitura que estava no local confirmou que as obras fazem parte do futuro parque, ainda sem previsão de abertura.
Revisão
Questionada, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente afirmou que vai retificar a lista dos parques concluídos publicada no site da Agenda 2012. Segundo sua assessoria, dificuldades em licitações e desapropriações causaram “reprogramações” nos prazos. “O importante é que a meta dos cem parques até 2012 será cumprida”, diz a nota.
De acordo com a pasta, é necessário levar em conta que mesmo parques não entregues oficialmente já ajudam a qualificar a área, protegem a natureza e são utilizados de alguma maneira pela comunidade. A nota ainda informou que os parques estão sempre em evolução, e por isso, nunca estão completos.
Fonte: R7
QUANDO É QUE VÃO REALMENTE DESAPROPRIAR ESSA MALDITA FAVELA DO SAPÉ???? NÓS MORADORES DOS PRÉDIOS AO REDOR JÁ NÃO AGUENTAMOS MAIS ESSA FAVELA, SOMOS VITIMAS DE CONSTANTES ASSALTOS REALIZADOS POR ESSES FAVELADOS.
SENÃO TOMAREM PROVIDÊNCIA RAPIDAMENTE, EM BREVE TEREMOS UMA NOVA PARAISÓPOLIS AQUI NO BUTANTÃ/RIO PEQUENO, ENTÃO PERGUNTO, É ISSO QUE IRÁ ACONTECER?
DESAPROPRIAÇÃO DA FAVELA DO SAPÉ URGENTE!!!!!
CONCORDO PLENAMENTE COM AMIGO A CIMA, SÓ QUEM MORA É QUE SABE O QUE É MORAR PERTO DE UMA COMUNIDADE ONDE PESSOAS NAO RESPEITAO O ESPAÇO ALHEIO ONDE SOMOS REFEM DO TRAFICO, OBRIGADOS A ESCUTAR MUSICAS ALTAS O DIA TODO DAQUELE TIPO QUE NAO SE EDUCA NEM FILHO DENTRO DE CASA, ALGUNS DIZEM QUE É PRECONCEITO MAIS QUEM ACHAR ISSO EU CONVIDO PARA PASSAR UM FINAL DE SEMANA EM CASA AI DEPOIS VC ME FALA O QUE VC ACHA, O MAIS DIFICIL É QUE PAGAMOS IMPOSTOS E DEPOIS DO BOLSA FAMILIA É DIFICIL VER PESSOAS QUE MORA NA FAVELA TRABALHAR POIS O GOVERNO LHE DA SALARIO MAIS ALTO QUE O MEU QUE TRABALHO TODOS OS DIAS E PAGO IMPOSTOS, CONHECO FAMILIAS QUE RCEBEM ATEH 1800 REIAS DO GOVERNO E AINDA TENHO QUE ESCUTAR SE EU QUISER AUMENTO VOU LAH E FAÇO MAIS UM FILHO… É DURO NEH…
TENTO ACOMPANHAR AS OBRAS DE DESOCUPACAO, MAIS O QUE MAIS VEJO SAO PESSOAS DIFICULTANDO O TRABALHO DA PREFEITURA DIZENDO QUE NAO ACHAO CASA PARA ALUGAR MUITOS NEM ESTAO PROCURANDO E O PIOR QUE ESTAO EH CONSTRUINDO E REFORMANDO CASAS QUE JA FORAO CADASTRADAS, VEJO FAMILIAS FAZENDO DE UMA CASA 3 SO PARA GANHAR 3 APARTAMENTOS E MUITOS CONSEGUIRAO, E DIZEM QUE EH O PE DE MEIA QUE O NEGOCIO EH IR PARA OUTRA FAVELA POIS NUNCA IRAO PAGAR CONTA DE AGUA, LUZ TV A CABO, IMPOSTO DESCULPE MAS A GENTE FICA REVOLTADO MESMO COM TANTA INJUSTICA…
FIM DA SAPE!!!!!!!!
NÃO AGUENTAMOS MAIS ESSES FORROS E FUNK´S O DIA TODO, UMA FALTA DE CIVILIZAÇÃO. É MUITA FALTA DE RESPEITO. QUEM TRABALHA NÃO CONSEGUE DORMIR. E OS VAGABUNDOS PASSAM O DIA TODO ESCUTANDO MUSICA.
A PREFEITURA PRECISA EDUCAR ESSAS PESSOAS POIS NÃO ADIANTA TRANSFERI-LAS PARA CONJUNTOS HABITACIONAIS POIS LÁ VÃO FAZER A MESMA COISA.
A RADIO PEAO TOCOU… UMA PARTE DA PRIMEIRA FASE JA RECEBEU A CARTA PARA SAIR EM 30 DIAS, MAIS MUITOS IRAO DIFICULTAR DIZENDO QUE NAO IRA SAIR… MAS VAMOS ESPERAR… EH TRISTE SABER QUE DIZEM QUE VAI SER CONSTRUIDO CJ HABITACIONAIS… MAIS PERGUNTO COMO EDUCAR ESTE POVO PARA SEREM ORGANIZADOS, LIMPOS, EDUCADOS, NAO LIGAREM SOM A TODO VOLUME, NESTE MOMENTO CHEGO DO SERVICO E NEM O JORNAL CONSIGO ASSISTIR POIS O FUNK IMUNDO PREDOMINA… AMIGOS E FAMILIARES EVITAO O MAXIMO VIR NA MINHA CASA E ACABO CONCORDANDO POIS NEM EU GOSTARIA DE FICAR EM CASA… OLHA PELA JANELA ENTAO… EH TRISTE POIS SO VEJO VAGABUNDO FUMANDO MACONHA, CRACK E CHEIRANDO PO E ESCUTANDO FORRO E FUNK O DIA TODO… POLICIA POR AQUI RSRSRSSRSRSRS COMO OUÇO DIZER TAH ARREGADO GERAL… AGORA ENTENDI…
A Favela do Sapé está aí bem antes de vocês, ela existe desde 1967 e resistirá. Contra as prisões nos mundinhos privados dos condomínios, Liberdade!
É verdade… A favelas esta aqui bem antes de nós… Eu vim ao mundo bem antes dos meus filhos, mas nem por isso vou ensina-los a fuma maconha, cheirar cocaína, se destruir com crak, escutar as letras cheias de apologia ao sexo precoce, ao consumo de drogas e a bandidagem. Não sou contra as favelas, as pessoas sobrevivem como podem, ninguém nasceu com o dom da sabedoria, mas no mínimo deveriam se dar a chance de evoluir. Porque os funkeiros da favela do Sapé (em foco) nos obrigam a escutar esse som sujo? Porque os motoqueiros ficam o dia inteiro e parte da noite tirando o sossego de pessoas que moram dentro e fora da favela? O cara tira o escapamento da moto pra fazer o máximo de barulho! Não da pra entender isso! Será que ele quer mesmo chamar a atenção? Probleminhas de alto afirmação a parte, o que importa que agora com a reurbanização, as pessoas terão moradias dignas, as crianças vão crescer menos revoltadas. Tenho certeza que existem muitas pessoas de bem dentro da favela que sofrem com o inferno que é atualmente, “pessoas” egoístas tiram o sossego de crianças, pais de família que precisam acordar cedo para trabalhar, idosos, pessoas doentes… Isso não é justo, é puro egoísmo! É preciso saber viver!
graças a deus.já não tem mais o bar do nelsom fazendo aquele forró, chamei a policia varias vezes
favela do sapé fóra e vai tarde
O único jeito é se mudar para um lugar um pouco mais civilizado, já que estado civilizado pleno neste país é um sonho distante, bem distante. Não acredito que a reurbanização vai melhorar o local, vai apenas verticalizar a bagunça (haverá concentração de deliquentes num mesmo terreno). Infelizmente, tenho que admitir, talvez o Brasil nunca saia deste patamar no qual se encontra. Por uma simples razão: quem pode promover mudanças lucra com o caos. VOTE NULO … exerça o poder de não dar poder a quem não o merece.