Prefeitura inaugura a 17ª sede própria do Cras no Butantã

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta sexta-feira (17) a 17ª sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A unidade do Butantã passa a ser a 16ª descentralizada de subprefeituras, dando prosseguimento ao objetivo primordial da Administração Municipal – a meta é desvincular os Cras de todas as 31 subprefeituras. O prefeito de São Paulo esteve na solenidade que marcou a inauguração do Centro e assegurou o processo de expansão do programa.

“Está claro que é fundamental essa desvinculação. O tempo mostrou que o tratamento passa a ser diferenciado, o atendimento tem mais qualidade”, disse o prefeito. “Um Cras próximo das pessoas ajudam aquelas que não têm veículos ou têm dificuldade para locomoção. E isso sem dúvida é muito importante para a Prefeitura”.

O prefeito também destacou a expansão distrital dos Cras. Na última segunda-feira (13/9), a Prefeitura inaugurou a unidade do Jaraguá, a primeira a atender diretamente um distrito da cidade de São Paulo. “Depois de estar na área de todas as 31 subprefeituras, iremos atrás da nossa segunda meta – a de instalar um Cras por distrito”, afirmou.

O prefeito explicou com números o porquê de expandir os Cras nos distritos. “A cidade de São Paulo tem 11 milhões de habitantes e 96 distritos. Cada distrito tem aproximadamente, em média, 115 mil pessoas”, esclareceu. “Quando as pessoas tiverem um Cras ao seu alcance, elas vão ter a certeza que sempre poderão vir aqui como se fosse uma casa delas, para obter informações e encaminhamentos”.

A unidade do Butantã



O novo equipamento do Butantã está localizado na Rua Junta Mizumoto, 591. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. Com 484 m² de área construída, tem capacidade para receber cinco mil pessoas por mês e possui salas de atendimento individual e de grupos, fraldário, sala de apoio técnico, banheiro para deficientes, além de um espaço lúdico para crianças.

Uma equipe multidisciplinar de servidores, composta por assistentes sociais, psicólogos, assistentes de gestão de políticas públicas, entre outros profissionais, estará à disposição para atender as demandas dos usuários.

Além disso, o Cras Butantã conta com o projeto piloto do Pró-Jovem. Durante dois anos, jovens entre 15 e 17 anos participam de oficinas que visam garantir a própria integração ao sistema escolar, a formação profissional inicial, a participação cidadã e o desenvolvimento humano.

A vice-prefeita da Capital e secretária de Assistência Social destacou a importância de ter um Cras no Butantã. “Nós queremos chegar perto do usuário. Hoje o Cras ganhou uma casa própria. E por uma feliz coincidência ela está próxima da sede da Subprefeitura do Butantã, um lugar em que as pessoas estão acostumadas a vir”.

De abril de 2009 até agora foram inauguradas as unidades da Freguesia do Ó, Santo Amaro, Jaçanã, Mooca, Casa Verde, Vila Maria, Guaianases, Perus, São Mateus, Vila Prudente, Santana, Aricanduva, Lapa, Parelheiros, Itaim e Jaraguá – esta última, a primeira unidade distrital. A iniciativa faz parte das metas previstas na Agenda 2012, programa elaborado pela Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de São Paulo



Deixe seu comentário