A USP (Universidade de São Paulo) aprovou a criação de dois novos cursos de graduação na área de saúde, a serem oferecidos a partir de 2012.
Estudantes terão a opção, no próximo vestibular, de escolher entre as carreiras de ciências biomédicas e saúde pública, cada uma com oferta de 40 novas vagas, além de mais de cem graduações oferecidas pela universidade.
Os dois cursos são do tipo bacharelado e terão duração de quatro anos – no caso de ciências biomédicas, as aulas serão dadas em período integral, no campus Butantã. A ideia é preparar os profissionais para atuar em biofísica, imunologia, microbiologia, bioquímica e outras áreas.
No caso de saúde pública, a graduação será dada em Pinheiros, na região da Faculdade de Medicina da USP, no período da tarde. Os profissionais poderão atuar em gestão ambiental, serviços de saúde e outros setores.
Também foi aprovada a criação de um instituto separado para o curso de arquitetura no campus da USP em São Carlos, o IAUSC (Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos). Até então, a graduação ficava situada na EESC (Escola de Engenharia de São Carlos).
O curso de música em Ribeirão Preto também foi incorporado à outra instituição, a FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) – antes, a graduação era vinculada à ECA (Escola de Comunicações e Artes), com sede em São Paulo.
Fonte: R7