Com a baixa das taxas de juros dos bancos, o aumento nos empréstimos, o consumidor planeja comprar presente, ainda que mais barato, para as crianças nessa data. Paulo Soares de Oliveira Jr, Diretor Superintendente da Associação Comercial Distrital Butantã acredita que as vendas no bairro devem aumentar, superando entre 5 a 10% as do ano passado, que já foram consideradas boas, nessa mesma data.
Cerca de trinta mil lojistas fazem parte da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e a previsão das vendas também seguem otimistas, “As compras parceladas durante o dia das crianças devem ter um aumento entre 10 – 12% em relação ao ano passado. E as compras à vista podem chegar entre 7 – 8%. E assim, teremos 10% em média de aumento nas vendas de 2010 em relação a 2009”, explicou Emilio Alfieri – Economista da Associação Comercial de São Paulo.
Os campeões de vendas nessa data são brinquedos, aqueles mais simples, seguidos por roupas, calçados, celulares e computadores, de acordo com o orçamento de cada família.
Para quem já está pensando nas compras do Natal, ou já está com muitas prestações o ideal é fazer um planejamento, como explica o economista Emilio Alfieri, “Presentear a criança com algo mais baratinho agora e se preparar para fazer as compras de Natal com a primeira parcela do 13° salário”.
O Otimismo não é apenas da região do Butantã e na cidade de São Paulo, o 12 de outubro deve movimentar o comércio de todo país. De acordo com levantamento da Serasa Experian sobre perspectivas dos empresários, 57% dos entrevistados disseram que acreditam no aumento do seu faturamento neste ano em relação a 2009. Essa parcela é a maior já verificada pela Serasa desde o início da pesquisa, em 2005.
As grandes empresas varejistas são as que têm o maior número de empresários otimistas – 76%. Já nas médias empresas, esse percentual é de 66% e, nas pequenas, de 54%.
Quanto às formas de pagamento, os varejistas do país preveem que 49% das vendas serão à vista e 51% a prazo. No Dia da Criança em 2009, esta relação era de 52% à vista e 48% a prazo.
Fonte: Portal Meu Vizinho
