Parque Chácara do Jockey no Butantã

O Parque Chácara do Jockey é um parque municipal situado na zona oeste de São Paulo, no distrito de Vila Sônia. Possui uma área de 143,5 mil m² destinadas a esporte, cultura, lazer e educação.

A área que pertencia ao Jockey Club de São Paulo, foi desapropriada e transformada em parque municipal e está localizado entre as avenidas Prof. Francisco Morato (altura do nº 5257) e Pirajussara (altura do nº 4748).

chacara-jockey-club

Sobre Parque Chácara Jockey Club no Butantã

Em dezembro de 2014, a Prefeitura publicou o decreto criando o Parque Municipal Chácara do Jockey. A área pertencia ao Jockey Club de São Paulo e foi declarada de utilidade pública para desapropriação pela administração municipal, sem gasto de dinheiro público. O valor da indenização pela desapropriação foi compensado por uma dívida de IPTU, de aproximadamente R$ 133 milhões, do Jockey com a administração municipal.


Em 30 de abril de 2016 os paulistanos ganharam mais uma excelente opção na cidade para se divertir, caminhar e praticar esportes ao ar livre. Após mais de 30 anos de mobilização dos moradores e coletivos da região do Butantã, o Parque Municipal  Chácara do Jockey ganhou vida e foi entregue à população com inúmeras atrações para públicos de todas as idades.

Para virar uma área de lazer, o espaço equivalente a 20 campos de futebol localizado na zona oeste de São Paulo foi viabilizado através de negociação entre a Prefeitura e o Jockey Club, antigo proprietário do local.

Com o caminho aberto, a Prefeitura contou com a ajuda dos moradores para transformar a antiga área de treinamentos de cavalos em um ambiente de convivência e entretenimento. O resultado é um parque diversificado e dividido em três centros: esportivo, cultural e verde.

Estrutura do Parque Chácara do Jockey

Essas são as instalações que você vai encontrar para se divertir nos 143.500 metros quadrados do Parque Chácara do Jockey.

Núcleo esportivo

Quadra poliesportiva
Pista de skate bowl e street
Equipamentos de ginástica para idosos

Núcleo Verde

Campo gramado para atividades de lazer
Pista para caminhadas entre a mata nativa
Playground
Espaço de convivência com churrasqueiras

parque-chacara-do-jockey-area

 

 

 

 

 


Núcleo cultural

Área de contação de histórias ao ar livre
Espaço para exposições
Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) com programação de cursos
Praça da Cultura

Futuras instalações

Em breve o Parque Chácara do Jockey terá uma estrutura ainda mais completa e atrativa para oferecer aos paulistanos. No segundo semestre de 2016, serão inaugurados o Laboratório de Inovação Audiovisual, o Polo Cultural e também um restaurante para atender os visitantes. A ampliação dos sanitários é outro item presente nas melhorias.

Melhorias para os visitantes



Para poder oferecer condições de usabilidade adequadas aos frequentadores, o parque passou por uma verdadeira transformação. As mudanças começaram no entorno, com os antigos muros sendo derrubados para dar lugar a grades. As calçadas ao redor receberam pisos táteis para auxiliar deficientes visuais. Já para garantir a segurança dos usuários, a nova iluminação foi distribuída em 150 luminárias de LED. Além disso, o local recebeu a instalação de mesas, bancos, praça para piquenique e banheiros com acessibilidade. O projeto também contou a revitalização de equipamentos da Chácara, recuperando salão de festas, coreto, redondel e prédio administrativo.

Pistas de skate

Sem dúvida o grande destaque do Parque Chácara do Jockey é o circuito construído para a prática livre de skate, bike BMX e patins street. Contando com 1.365m² de área, ele é o maior Skatepark da cidade de São Paulo e o terceiro maior do Brasil. As pistas de Bowl e Street se equiparam às melhores instalações “gringas” para andar de skate. A Bowl tem 400m² quadrados em formato de piscina no modelo quadribank. Já a Street têm 965m² para os skatistas se aventurarem em escadarias, corrimões e paredes inclinadas. Com nível profissional e traçado elaborado em parceria com a Federação Paulista de Skate, as pistas estão preparadas para receber competições nacionais e internacionais.

parque-chacara-do-jockey-pista-skate

 

 

 

 

 

 

Horário de Funcionamento Parque Jockey Club no Butantã

  • Segunda a Domingo: das 06h às 20h00

Endereço e Telefone Parque Jockey Club SP no Butantã

  • Av. Prof. Francisco Morato, 5257 – Vila Sonia, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3722-3264

Outras informações e site

Mapa de localização

Parque Chácara do Jockey no Butantã
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário