_



HISTÓRIA


       Jararaca de Patioba (Bothriopsis bilineata)

    Em 1898, uma equipe da Saúde, da qual participava Vital Brazil identificou um surto epidêmico de peste bubônica no porto de Santos que ameaçava alastrar-se. A necessidade de soro levou o Estado a instalar a sua produção em local distante do centro da cidade, tendo sido escolhida a Fazenda Butantan. Em fevereiro de 1901 foi oficialmente criado o Instituto Serumtherapico, posteriormente Butantan.

    Treze anos mais tarde, o Instituto ganhava prestígio e importância
    e sua ampliação era emergente. Inaugurou-se então, o Prédio Central do Instituto, o primeiro a ser construído para instalar propriamente muitos laboratórios.

     

    HISTÓRICO RECENTE DO INSTITUTO BUTANTAN

    1962- O Instituto Butantan começa a participar de capanhas de vacinação, como a poliomelite (paralisia infantil) e epidemias de difteria e varíola.

    1971- Começa a produção de bcg liofilizado (contra a tuberculose). Implanta laboratórios de estudo da meningite e produz uma vacina contra a encefalite.

    1978- Começa a preparar-se para produzir a vacina contra o sarampo.

    1980- A produção de vacinas atinge a marca de 13 milhões de doses.

    1984- O instituto tem ampla participação no Programa Nacional de Autosuficiência em Imunobiológicos. Têm dinamizadas as linhas de pesquisa básica dentro de seu campo de atuação.
    O Museu Biológico passa por ampla reforma museológica.

    1985- Cria o Centro de Biotecnologia, que alia pesquisa básica, desenvolvimento e tecnologia para produção em escala industrial.

    1989- Começa a produção de anticorpos monocionais e imunobiológicos para a redução de rejeição em transplantes.

    1991- Reestrução possibilita incremento em atividades básicas de pesquisa através dos laboratórios de Artrópodes, Biologia Celular, bioquímica e biofísica, Entomologia, farmacologia e fisiopatologia, Genética, Herpetologia, Imunoquímica, Imunogenética, Imunopatologia, Imunologia Viral.

    1995- Desenvolve e inicia produção industrial da vacina contra Hepatite B através de técnicas de engenharia genética.

    1997- desenvolve vacinas combinadas, imunobiológicos para pacientes renais aguardando transplante e surfactantes pulmonares para bebês prematuros.