ACSP no Butantã

A Associação Comercial de São Paulo ou ACSP é uma entidade paulistana de classe fundada em 7 de dezembro de 1894 por Antônio Proost Rodovalho.

Os sócios da entidade são empresários representantes de diversos setores da economia da cidade que podem utilizar os serviços fornecidos e também utilizar a influência para defender seus interesses.

A ACSP no Butantã têm a finalidade de informar o empresariado sobre os assuntos de seu interesse, promovendo cursos, palestras e conferências para análise e discussão dos problemas locais.  

Sobre ACSP no Butantã

A Associação Comercial de São Paulo ACSP foi fundada em 7 de dezembro de 1894 por um grupo de empresários paulistas liderados por Proost Rodovalho com a denominação de Associação Comercial e Agrícola de São Paulo.


acsp-butanta

Nos últimos anos do século XIX o Brasil sofria profundas mudanças: a Proclamação da República (1889); a expansão da lavoura cafeeira e da indústria; o aumento das exportações; o surgimento de bancos e lojas comerciais; a ampliação das obras públicas, entre outras.

Todas estas questões, aliado aos problemas políticos, como o arrocho governamental da união entre 1889 a 1892 resultando na falência de inúmeras empresas, forçou a um grupo de empresários (na ata da fundação consta 300 associados) a criar um instituição não-governamental para mediar e intervir em questões que envolvessem o empresariado paulista e também na cooperação entre empresas e na responsabilidade social.

Todos estes detalhes foram lavrados em uma ata na reunião que criou a ACSP e elegeu Proost seu primeiro presidente. Esta reunião ocorreu na Rua da Quitanda, nº 18.

Em 1898 em meio a mais uma crise na economia brasileira, a sede da associação foi transferida para um prédio na Rua do Comércio (com a finalidade de aumentar a receita ao alugar o andar térreo para terceiro) e ao completar dez anos de fundação a ACSP transferiu sua sede do prédio da Rua do Comércio para instalações mais modernas, na Rua 15 de Novembro.

No ano de 1955, o fundador das “Casas Minerva Roupas Ltda.” solicitou à Associação Comercial de São Paulo que esta se responsabilizasse pela centralização dos dados do comércio. Em 14 de julho, deste mesmo ano a ACSP, em acordo com os lojistas criou o primeiro serviço de proteção ao crédito.

ACSP-logo

Em 2010, a ACSP transformou o SCPC em uma empresa autônoma, no modelo de sociedade anônima em parceria com outros investidores, nascendo assim, a Boa Vista Serviços.



Atualmente, a ACSP está com sua sede no centro da capital paulista no n° 51 da Rua Boa Vista, mantendo distritais em vários municípios do estado e cooperando com as demais associações comerciais através da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), entidade fundada em 16 de setembro de 1963 por Paulo de Almeida Barbosa, ex-presidente da ACSP.

 

Serviços ACSP Associação Comercial de São Paulo no Butantã

A entidade ACSP Associação Comercial de São Paulo atua em diversos temas pertinentes aos seus sócios, seja através de comissões próprias ou de alianças com outras entidades. Entre os focos de atuação comercial estão o fomento ao comércio eletrônico através de um fórum na Internet que apoia e orienta pequenos comerciantes que desejam atuar nesta área, além do São Paulo Chamber of Commerce que atua no fomento a exportações para outros países.

No campo político a entidade atua defendendo reformas que estejam consoantes com seus objetivos, participando em movimentos direcionados ao público em geral como o Impostômetro localizado na fachada da entidade e também se movimentando contra leis que contrariem os comerciantes como a controversa Lei Cidade Limpa contra a qual perdeu uma ação.

A entidade ACSP oferece serviços aos seus associados e também para a população em geral através de distritais espalhadas por bairros paulistanos. Um dos serviços oferecidos pela entidade é o de certificação digital e consulta em conjunto com outras empresas que já atuam neste mercado. É responsável pelo jornal online Diário do Comércio (que foi impresso de 1924 a 2014) e atende serviços da Junta Comercial.

Horário de Funcionamento ACSP Distrital Butantã no Butantã

  • Segunda a Sexta: das 09h às 18h00

Endereço e Telefone ACSP Associação Comercial de São Paulo no Butantã

  • Rua Alvarenga, 591 – Butantã, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3180-3773

Outras informações e site

Mapa de localização

ACSP no Butantã
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário