Butantã: Grupo Caldeirão faz celebração ao poeta Federico Garcia Lorca

No próximo final de semana o Grupo Caldeirão fará uma celebração à Lorca, encerrando sua mostra de artes Caldeirão ‘22. O evento comemora 22 anos de existência do grupo – um dos mais antigos da cidade de São Paulo – e será coroado com a estréia da peça Lorca em Ouro e Prata, com um Cancioneiro com as músicas do grupo e também baseadas na obra do espanhol; além de um curso sobre a arte do intérprete contemporâneo com Chiquinho Medeiros.

O espetáculo é o estágio atual de desenvolvimento da pesquisa de linguagem que o grupo desenvolve desde 2002 e que se propõe a buscar: a integração de diferentes linguagens artísticas ao fazer teatral

As inscrições para o curso são gratuitas, porém limitadas. É preciso fazer a inscrição diretamente no Espaço Caldeirão. Os ingressos também podem ser retirados meia hora antes da peça.

O Grupo Caldeirão realiza uma guerrilha poética na cidade e está situado há sete anos na região do Butantã. Após esta apresentação única de Lorca em ouro e Prata, que faz parte da Mostra Caldeirão ’22, o grupo deverá entrar em cartaz com sua nova montagem, com data ainda não definida.


Programação:

Sábado, 30 de abril

Vivência com Chiquinho Medeiros (primeiro dia)

De 9h as 13horas

Aspectos do trabalho do intérprete contemporâneo

Local: Espaço Cultural Caldeirão

Faixa Etária: 15 anos

Sobre Chiquinho: Diretor. Encenador com marcantes trabalhos realizados nas áreas de teatro e dança, distingue-se pelo acabamento e precisão que imprime à cena. Ao mesmo tempo que conclui sua formação como diretor teatral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, trabalha com dança, nos grupos Stagium, Ruth Rachou e Maria Duchenes. Sua primeira direção é Fando e Lis, de Fernando Arrabal, em 1972. Após diversos trabalhos de pesquisa em dança e teatro dirige, em 1977, Coragem, Antes que Nos Fechem Aqui Dentro, de Miguel Oniga, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro – MAM/RJ. Chico Medeiros trabalha a obra teatral no corpo e na alma dos intérpretes, evitando a todo custo desenhar o corpo do espetáculo no espaço cênico. Assim, a encenação resulta sempre do movimento mais íntimo e genuíno do intérprete.

Conferência com Ricardo Fabrini

De 15h às 17horas

A relação entre arte e vida a partir da literatura e das artes em geral

Local:Espaço Cultural Caldeirão
Lotação: 50

Faixa Etária: 15 anos

Sobre: O objetivo é analisar a relação entre o imaginário da modernidade artística (do fim do século XIX aos anos 70 do século XX), que pode ser caracterizado pela crença que os artistas de vanguarda depositaram nos poderes transformadores da arte – no sentido da estetização da vida – e o imaginário contemporâneo ou pós-vanguardista.



Lorca em Ouro e Prata (apresentação única)

Às 21horas

Grupo Caldeirão

Local: Espaço Cultural Caldeirão

Ficha Técnica: Concepção Geral, Criação e Roteiro: Grupo Caldeirão

Textos: Federico Garcia Lorca

Tradução: Edilson Castanheira e Irani Cippiciani

Direção: Edilson Castanheira

Direção Musical: Indiara Belo e Marcos Coin

Cenografia, Figurino, Bonecos e Adereços: Equipe Grupo Caldeirão

Atores: Anna Paula Cesário, DariliaLilbé, Erlon Gomes, GianMellone, IraniCippiciani, Rosana Pimenta, Marcelo Villas Boas

Músicos: Indiara Belo, Marcos Coin, Renato Vidal

Técnico de Som: Marcelo Secco

Sobre o Espetáculo: teve início em 2007, é o estágio atual de desenvolvimento da pesquisa de linguagem que o GRUPO CALDEIRÃO desenvolve desde 2002 e que se propõe a: buscar a integração de diferentes linguagens artísticas ao fazer teatral; investigar novas possibilidades de utilização corporal; investigar diferentes possibilidades de utilização do espaço cênico; numa tentativa de repactuar um sentido de pertencimento e integridade, em oposição a uma visão de sociedade altamente fragmentada, individualizada e objetivada. Um passo importante na pesquisa de uma companhia comprovadamente engajada em processos de pesquisa continuada e militância artística há 22 anos.

Domingo, 1 de maio de 2011

Aspectos do trabalho do intérprete contemporâneo (segundo dia)

Chiquinho Medeiros

Local: Espaço Cultural Caldeirão

Vagas: 20

Cancioneiro Lorca

20 horas

Grupo Caldeirão

Local: Espaço Cultural Caldeirão

Lotação 50

Faixa Etária: 14 anos

Sobre o Espetáculo: Cancioneiro Lorca, é o resultado da longa pesquisa que o Grupo Caldeirão desenvolve desde 2007, a partir da obra do poeta espanhol Federico Garcia Lorca. Parte do material recolhido deu origem ao roteiro do espetáculo Lorca em Ouro e Prata – Lorca do Dia e Lorca da Noite. No entanto, um número bastante grande de poemas e canções já musicadas pela companhia não puderam ser abarcados pelo espetáculo e, por sua inegável qualidade, não poderiam ser simplesmente descartados. Assim, nasceu este cancioneiro, que mescla poesia e música, trazendo à luz uma parte bastante significativa da produção lorquiana.Em tom intimista, os atores e músicos convidam a plateia a mergulhar no universo poético-musical de Garcia Lorca, ora como meros espectadores, ora como participantes ativos do espetáculo.

Informações ao público:

– grupocaldeirao.com.br/crbst_6.html

– grupocaldeirao@yahoo.com.br

– (11) 3749-1473 (11) 3749-1473       / (11) 9641-8578 (11) 9641-8578





Deixe seu comentário