Festa do Boi no Morro do Querosene

A Festa do Bumba-Meu-Boi, uma das mais tradicionais festas de rua de São Paulo, no Morro do Querosene (bairro próximo ao Instituto Butantan).

Comandado por Tião Carvalho e o Grupo Cupuaçu, há mais de 20 anos o evento reúne pessoas de diversas regiões da cidade, gente colorida, muitos estudantes, dançantes e brincantes. Como toda tradicional festa de rua, barraquinhas com tapioca, pernil, pastel, cuzcuz e comidas típicas fazem parte do evento

festa-do-boi-no-morro-do-querosene

Sobre Festa do Boi no Butantã

O bumba meu boi é uma dança folclore popular brasileiro que nasceu de uma lenda da morte e ressurreição de um boi. A festa acontece principalmente nas cidades do Norte e Nordeste do país mas também existem apresentações em outras regiões do Brasil, como no Sudeste, São Paulo. É uma intervenção artística de rua que acontece todos os anos.


Em São Paulo, a festa mais famosa do Bumba é a que acontece no Morro do Querosene, três vezes ao ano. A primeira é a ressurreição do boi, a segunda o batizado e a terceira, a morte do boi. A festa é composta por uma roda de dança com personagens humanos fantasiados e animais fantásticos com resquícios da cultura Africana, Indígena e Europeia e também conta com comes e bebes próprios da festa, como Quentão, bolo de tapioca, espetinhos. Acaba sendo uma produção super barata, com as mesmas fantasias, barraquinhas independentes e colaboração de todos. O responsável pela organização do evento é o músico e arranjador Tião Carvalho e o grupo Cupuaçu.

A festa surgiu de uma lenda muito antiga e a versão mais aceita dela, aborda uma escrava, Catarina, que está grávida e pede ao seu marido para comer língua de boi. O seu marido, Francisco, mata o boi e é preso pelo dono da fazenda e com a ajuda de curandeiros, o boi é ressuscitado. Essa versão é a mais usada na festa do boi, que busca ressaltar a fragilidade do homem e a força do boi.

A festa também tem diversos instrumentos usados todos os anos, como o pandeirão, tamborino, maracá e matraca. A festa no Morro do Querosene é linda, tem fogueira, quentão, muita gente linda fantasiada, tudo colorido, muita música, muita dança. É maravilhosa e para todas as idades, com muitas crianças, adolescentes, adultos, mães, pais e pessoas mais velhas.



O morro do querosene é cheio de manifestações artísticas e espaços culturais. A próxima festa é no começo do ano que vem, no sábado de aleluia, que acontece a ressurreição do boi. É uma festa popular linda demais, espero que vocês gostem. Cultura popular, feita e consumida pelos mesmos.

Vídeos da Festa do Boi no Morro do Querosene

Horário de Funcionamento Festa do Boi no Morro do Querosene

  • Final do ano, Sábado de Alelluia e  no mês de Junho a partir das 18h00

Endereço e Telefone Festa do Boi no Butantã

  • Rua Dr. Cícero de Alençar, 305 – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 99771-9672

Mapa de localização

Festa do Boi no Morro do Querosene
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário