Geociências da USP no Butantã

A Missão do Instituto de Geociências da USP é proporcionar a formação profissional de Graduação e Pós-graduação do mais alto nível em Geociências, e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Estas atividades são para pesquisa em praticamente todas as áreas fundamentais das Geociências.

Os estudos são voltados à prospecção e lavra de bens minerais, hidrogeologia, e aspectos geológicos do planejamento da ocupação territorial e da proteção ao meio ambiente.

instituto-geociencia-usp


Sobre Instituto de Geociências da USP no Butantã

Um dos objetivos do Instituto de Geociência da USP é propiciar à população brasileira acesso a informações científicas e tecnológicas em Geociências.

OBJETIVOS PERMANENTES

Tornar a profissão de geólogo mais conhecida.
Formar recursos humanos (Graduação e Pós-graduação) em nível de excelência.
Apoiar pesquisas em Geociências que possibilitem o progresso científico e tecnológico do país, em sintonia com o desenvolvimento sustentável.
Divulgar as Geociências e sua importância para a vida e meio físico que a sustenta, via instrumentos da cultura e extensão universitária.

Histórico do Instituto de Geociências da USP

1934 – Tem início o ensino das Geociências com a implantação do curso de Ciências Naturais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo – (USP), sob a responsabilidade do Gabinete de Mineralogia e Geologia.

1937 – No âmbito da FFCL/USP, os Departamentos de Geologia e Paleontologia e de Mineralogia e Petrologia são constituídos.

1957 – O curso de Geologia na FFCL/USP é instituído e se instala oficialmente no Palacete Glete na alameda de mesmo nome, São Paulo, Capital.

1969 – Por ocasião da reforma universitária da USP, é criado o Instituto de Geociências e Astronomia da USP. Ocorre a mudança para instalações provisórias na Cidade Universitária do campus da capital de São Paulo.

1972 – O Instituto de Geociências e Astronomia passa a denominar-se Instituto de Geociências, com a transferência das áreas de Astronomia e Geofísica para o Instituto Astronômico e Geofísico – atualmente denominado Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

1977 – É construído o novo prédio do Instituto de Geociências na USP, na Rua do Lago, 562, para onde são transferidas todas as atividades de ensino e pesquisa da Unidade.



1999 – O Instituto de Geociências, por força da Resolução USP n o 4657, de 07/04/99, promove uma profunda reestruturação que resulta em dois departamentos: Mineralogia e Geotectônica (GMG) e Geologia Sedimentar e Ambiental (GSA).

2004 – Criação do Curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental.

Museu de Geociências da USP no Butantã

O Museu de Geociências é um laboratório de aulas práticas para várias disciplinas, de graduação e de pós-graduação, destinadas ao curso de geologia, a cursos de outras unidades da USP, e ainda a outras instituições universitárias;

Científica
Ser depositário de minerais, meteoritos, fósseis e rochas utilizados em pesquisas dos docentes do IG e de outras unidades da Universidade;

Educativa
O Museu atende aos alunos dos cursos do Ensino Fundamental e Médio, da Cidade de São Paulo, dos municípios do Estado de São Paulo e mesmo de outros Estados vizinhos.

Divulgação: colabora com a comunidade, atendendo as consultas diversas sobre assuntos mineralógicos, por parte do público em geral da capital, do interior e de outros pontos do país. Acrescenta-se ainda a colaboração freqüente prestada pelo Museu a várias exposições mineralógicas externas, promovidas por entidades diversas, intensificando intercâmbios com Museus do Brasil e exterior.

Horário de Funcionamento Instituto de Geociências da USP no Butantã

  • Segunda a Sexta: das 08h às 18h00

Endereço e Telefone Instituo de Geociências da USP no Butantã

  • Rua do Lago, 562 – Butantã, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3091-3958

Outras informações e site

Mapa de localização

Geociências da USP no Butantã
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário