CONSEG no Butantã

O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança do Butantã é um grupo de pessoas voluntárias, do mesmo bairro, que se reunem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários.

Problemas como de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam a Secretaria de Segurança Pública.

conseg-butanta


Sobre Conselho Comunitário de Segurança CONSEG Butantã

As reuniões ordinárias do CONSEG são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A criação e o desenvolvimento de novas estratégias voltadas para a segurança pública dependem primordialmente do apoio constante e contínuo da comunidade.

O sucesso das ações está diretamente vinculado ao empenho dos órgãos de segurança pública e à participação efetiva da sociedade.

Cada Conselho Comunitário de Segurança define suas prioridades, porém existem alguns objetivos comuns:

– aproximar e integrar mais a polícia e a população;
– planejar a ação comunitária e avaliar os resultados;
– encaminhar coletivamente as denúncias;
– levar diretamente à autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade;
– auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade;
– desenvolver campanhas educativas visando orientar a população.
Qualquer pessoa idônea que esteja disposta a colaborar com o bem estar da comunidade ou as entidades comunitárias já existentes. Os parceiros do CONSEG Para que o CONSEG possa desenvolver projetos voltados para a prevenção ao crime, torna-se necessário o trabalho em parceria.



As parcerias podem ser formadas a partir dos contatos das lideranças do CONSEG com os chamados “seis grandes”, ou seja, com os órgãos, entidades e instituições que poderão auxiliar no desenvolvimento do trabalho do CONSEG em prol do bem comum.

Os seis grandes são:

1- As polícias – Polícia Militar, Polícia Civil, GCM-Guarda Civil Metropolitana;
2- A comunidade – Pessoas que trabalhem ou residam na comunidade;
3- Poder Executivo – Sub-Prefeito, Secretarias, Autarquias Municipais e Estaduais;
4- A comunidade de negócios – Empresários de pequenas, médias ou grandes empresas;
5- Outras instituições – Corpo de Bombeiros, Organizações Não Governamentais, Associações de Moradores, Pastorais, Igrejas, Clubes de Serviço e Lazer, etc;
6- A mídia – Rádios locais e comunitários, internet (sites), jornais e revistas de bairro, etc.A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes.O Estado de São Paulo tem 857 CONSEGs, sendo 83 na Capital, 74 na Região Metropolitana e 690 no interior e litoral.

Horário de Funcionamento CONSEG no Butantã

  • 1 vez ao mês às 19:30h – verificar na página do conselho

Endereço e Telefone Conselho Comunitário de Segurança no Butantã

  • Rua Otacílio Tomanik, 1555 – Bairro Butantã  – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3291-6869 e (11) 3291-6548

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário