Museu Histórico Instituto Butantan

A Fundação Butantan foi criada, em 1989, com a finalidade de colaborar financeiramente com o Instituto Butantan a fim de facilitar suas atribuições legais e relativas ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural.

Reproduz o ambiente do laboratório e abriga equipamentos antigos.

Há uma estufa e parede de 1910, uma mesa trazida da França no início do século, cujo tampo foi feito de lavra vulcânica e plantas da mata atlântica conservadas a mais de 100 anos em óleo vegetal.

museu-instituto-butanta-no-butanta


Sobre Museu Histórico Instituto Butantã

O Instituto Butantã é uma entidade privada sem fins lucrativos. Criado em 1981, o Museu Histórico foi instalado na cocheira adaptada para abrigar o laboratório onde Vital Brazil desenvolveu suas primeiras pesquisas, experimentos e produção de soros.

Tem como objetivo a pesquisa, a preservação e a divulgação da história da ciência e da saúde, especialmente do Instituto Butantan. A exposição apresenta piso e parede originais, instrumentos científicos, equipamentos, mobiliário, entre outros objetos que foram utilizados em diversas áreas do Instituto.

Visita

No Museu Histórico, são apresentados a criação do Instituto Butantan e suas primeiras ações como a produção de soros, relacionando-as com as atuais atividades de pesquisa e produção. O grupo terá contato com o acervo histórico composto por objetos antigos e novos que contam a história do Instituto e da Saúde Pública de São Paulo.

Os métodos e materiais utilizados variam de acordo com a faixa etária e a origem dos visitantes, sendo atendidos grupos escolares de todas as idades, e não escolares, como ONGs e outras instituições.

Acessibilidade



O Museu Histórico dispõe de Maquete Tátil da edificação, QR Codes com audio-descrições e vídeos em libras sobre o funcionamento de objetos em exposição. Tem também um roteiro acessível que utiliza réplicas de objetos históricos e materiais de laboratório com os quais o público pode interagir através do tato, como o laço e a caixa para captura de serpentes.

Mulheres na trilha da ciência

No Instituto Butatan trabalharam muitas mulheres importantes que atuaram como pesquisadoras e educadoras. O Museu Histórico tenta resgatar estas personagens em Mulheres na Trilha da Ciência, uma atividade que integra diversas informações disponíveis no Museu para nos contar mais sobre quem foram estas mulheres e qual foi sua importância para a história da saúde pública brasileira.

Caminhada histórica

A atividade visa valorizar e conhecer a história da instituição de uma forma lúdica e dinâmica, utilizando como pano de fundo as edificações do Instituto Butantan, suas histórias e suas características arquitetônicas. Já foi realizada em eventos como Férias no Butantan, Semana do Meio Ambiente, Aniversário do Instituto Butantan e Jornada do Patrimônio.

Jogos

Já pensou em participar de uma Batalha Científica? Ou se imaginou Desvendando Doenças para evitar sua disseminação? Estes são alguns jogos que o MH oferece em eventos como as Férias no Butantan. Os visitantes podem jogar jogos da memória, quebra-cabeças, investigar Fragmentos do Passado, explorando de diferentes maneiras assuntos como a importância do patrimônio histórico e da saúde pública.

Horário de Funcionamento Museu Histórico Instituto Butantan

  • Terça a Domingo: das 09h às 17h00

Endereço e Telefone Museu Histórico Intituto Butantan no Butantã

  • Avenida Vital Brasil, 1500 – Bairro Butantã – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2627-9300

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário