Casa de Cultura Japonesa no Butantã

O Centro de Estudos Japoneses (CEJAP-USP) tem por finalidade, por um lado, a formação de pesquisadores e especialistas em Estudos Japoneses e, por outro, a formação de professores especializados.

Aptos a atuar no ensino de escolas brasileiras de vários níveis, conforme os artigos 1º e 10º de seu Estatuto, aprovado pelo Conselho Universitário em 01-07-1966.

Hoje a Casa da Cultura Japonesa da USP possui a biblioteca Teiiti Suzuki, que é a maior da América Latina em acervo de estudos japoneses

casa-de-cultura-japonesa-no-butanta


Sobre Casa de Cultura Japonesa no Butantã

Na Casa de Cultura Japonesa no Butantã, há também o Centro de Línguas da FFLCH que oferece vários cursos de idiomas semestrais, estes são abertos ao público externo, além de serem bem mais baratos que os cursos de línguas em escolas de idiomas. Os idiomas oferecidos são desde os mais “normais”, como inglês, espanhol e francês, até os mais exóticos, como japonês, árabe e suaíli, entre outros.

Cada curso tem um enfoque, como os de leitura de textos em outras línguas (cursos instrumentais), os de expressão oral e escrita (instrumental-oral), os de alfabetização na língua (como os de chinês e árabe), e os para exames de proficiência.

Por serem cursos rápidos em comparação com os de outras escolas, o curso tem um ritmo bem “puxado”, até para evitar a defasagem.

A Casa de Cultura Japonesa da USP é local para você se aprofundar na cultura japonesa.

Eles oferecem cursos de de japonês em níveis variados, além de oferecer palestras de japoneses com temas variados. Para quem não entende japonês, é possível deixar o documento e pegar um fone de ouvido com uma intérprete falando.

Além de pinturas e objetos típicos japoneses pelos corredores da Casa, você pode visitar a biblioteca que possui uma boa quantidade de livros e também mangás (em japonês). Quando fui, passei um bom tempo lendo Drangon Ball.



Pesquisas e teses relacionados aos imigrantes japoneses no Brasil são abundantes lá.

Como chegar a Casa de Cultura Japonesa no Butantã

Como chegar na Casa de Cultura Japonesa de transporte público:

  •  Metrô – Chegando na estação Butantã (linha 4 Amarela), é possível pegar um dos dois circulares* (8012 ou 8022).
  • Ônibus linha 8012-10: descer no terceiro ponto dentro da USP (Biblioteca Brasiliana, na Av. Luciano Gualberto)
  • Ônibus linha 8022-10: descer no terceiro ponto dentro da USP (História/Geografia, na Av. Lineu Prestes). *alunos, professores e funcionários podem utilizar os circulares gratuitamente com o uso do BUSP (Bilhete USP)
  • Trem – Chegando na Estação Cidade Universitária (linha 9 Esmeralda da CPTM) é possível pegar o circular 8022-10.
  • Ônibus que entram no campus (além dos circulares):
  • 177H-10 Metrô Santana/Cidade Universitária, 7411-10 Cidade Universitária/ Praça da Sé, 701U-10 Metrô Santana/Cidade Universitária, 7725-10 Rio Pequeno/Terminal Lapa, 702U-10 Cidade Universitária/ Term. Pq. Dom Pedro II, 809U-10 Cidade Universitária/Metrô Barra Funda, 7181-10 Cidade Universitária/Term. Princesa Isabel

Como ir embora da Casa de Cultura Japonesa de transporte público:

Há um ponto de ônibus na rua da Casa de Cultura por onde passam todos os ônibus citados acima; todos saem pelo portão 1 e a grande maioria deles passa também pelo metrô Butantã.

Horário de Funcionamento Casa de Cultura Japonesa no Butantã

  • Segunda a Sexta: das 09h às 17h00

Endereço e Telefone Casa de Cultura Japonesa

  • Av. Prof. Lineu Prestes, 159 – Butantã, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3091-2426

Mapa de localização





Deixe seu comentário