Coleção Mario de Andrade no Butantã

Coleção Mário de Andrade do IEB no Butantã recebe tombamento pelo Iphan

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP teve a Coleção Mário de Andrade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O acervo do intelectual e artista brasileiro conta com obras áudios-visuais, biblioteca e arquivo de documentos. Parte da coleção, fundamental para compreender o modernismo brasileiro, está em exposição aberta no próprio instituto.

colecao-mario-de-andrade-no-instituto-de-estudos-brasileiros-no-butanta


Sobre Coleção Mario de Andrade no Butantã

A Coleção Mario de Andrade é composta por obras famosas e fundamentais no modernismo brasileiro, como “O homem amarelo”, “A estudante russa” e “O Japonês”, todas de Anita Malfatti.

Há também quadros de Lasar Segall e esculturas de Victor Brecheret. Muitas das obras estiveram na exposição da Semana de Arte Moderna de 1922.

A coleção de Mário Andrade foi adquirida pelo governo do Estado em 1967 – o arquivo de documentos foi doado pela família do artista –, quando o IEB foi cogitado para ser um centro de pesquisa e documentação sobre o modernismo Brasileiro.



O crivo crítico das leituras de Mário de Andrade pode ser verificado pela análise das obras escritas pelo artista e dos estudos da marginália, anotações feitas nas margens dos livros e textos lidos por ele.

Coleção Mario de Andrade do IEB

O Catálogo da série “Artes Plásticas” da Coleção Mário de Andrade, pertencente ao acervo do IEB-USP. Preservando a numeração das obras estabelecias na primeira edição e acrescentando três novas obras o presente catálogo é uma re-edição, sobretudo referente à catalogação e os dados biográficos sobre os artistas, embasada nos avanços nas pesquisas sobre a arte brasileira e os trabalhos museográficos desenvolvidos no IEB.

Dentre as novas informações acrescidas estão datas básicas, principais retrospectivas realizadas recentemente além de novas biografias de autores recém-identificados. Tendo como enfoque as obras de arte do século XX, do período entre-guerras.

Horário de Funcionamento Coleção Mario de Andrade IEB USP no Butantã

  • Segunda a Sexta: das 08h às 16h30

Endereço e Telefone Coleção Mario de Andrade no Butantã

  • Av. Professor Mello Moraes, 140 – Butantã – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3091-3247

Mapa de localização





Deixe seu comentário