Monumentos no Butantã

Monumento é uma estrutura construída por motivos simbólicos e/ou comemorativos, mais do que para uma utilização de ordem funcional. Os monumentos são geralmente construídos com o duplo propósito de comemorar um acontecimento importante, ou homenagear uma figura ilustre, e, simultaneamente, criar um objeto artístico que aprimorará o aspecto de uma cidade ou local.

Estruturas funcionais que se tornaram notáveis pela sua antiguidade, tamanho ou significado histórico, podem também ser consideradas monumazulentos. Falada usa unia-se então de um monumento histórico.

butanta-monumentos

Sobre Monumentos no Butantã

Conheça os principais monumentos no Bairro do Butantã:


Monumento Engº Francisco Ramos de Azevedo

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Local: enfrente ao IPT na Cidade Universitária – São Paulo – SP

O Monumento a Ramos de Azevedo é um conjunto escultórico em bronze e granito, localizado na cidade de São Paulo. Foi executado pelo escultor ítalo-brasileiro Galileo Emendabili, como uma homenagem póstuma a Francisco de Paula Ramos de Azevedo, um dos mais importantes nomes da arquitetura e do urbanismo em São Paulo. O artista faleceu em 12 de Junho de 1928 e o monumento em sua homenagem escolhido por meio de concurso, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1934, aniversário da cidade, na avenida Tiradentes, em frente ao edifício da Pinacoteca do Estado – importante obra do engenheiro-arquiteto. Em 1973, devido às obras do metrô, o monumento foi transferido para a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, onde permanece, até hoje, na praça que leva o nome do arquiteto, próxima à Escola Politécnica, instituição que ajudou a criar. O monumento começou a ser construído em 1929, no entanto, levou seis anos para ser construído

Imponente conjunto de granito e bronze

Monumento MMDC

Homenagem aos heróis da revolução de 1932



monumento2

 

 

 

 

 

 

 

Local: Praça Valdemar Ortiz Butantã – São Paulo – SP

Homenagem aos heróis da revolução de 1932.  A ruas Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo, Alvarenga e MMDC se intercruzam no bairro do Butantã, e nas proximidades destas ruas, na praça Waldemar Ortiz existe um discreto monumento.

Torre Universitária

torre-universirária

 

 

 

 

 

Local: Cidade Universitária – São Paulo – SP Torre com 50 metros de altura

Rino Levi criador da Torre Universitária nasceu em São Paulo em 31 de dezembro de 1901. Filho de pais italianos, estudou arquitetura em Milão e Roma.

Foi um dos responsáveis pela transformação da arquitetura da cidade de São Paulo e é um dos expoentes da arquitetura moderna no Brasil. Além da Torre também foi criador do projeto da Torre do Relógio também na USP, que foi construída após a sua morte.

Mapa de localização

Monumentos no Butantã
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário