Museu da Anatomia Veterinária no Butantã

O MAV – Museu de Anatomia Veterinária, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, foi aberto ao público em 1984. Anteriormente a coleção era utilizada por docentes em suas aulas.

O acervo, com cerca de 2 mil peças, constituiu-se ao longo de muitos anos, resultado de trabalhos de pesquisa, doações e permutas. Anteriormente a coleção era utilizada por docentes em suas aulas.

É composto por esqueletos, animais taxidermizados, órgãos e estruturas anatômicas de diversos animais vertebrados.

museu-anatomia-veterianaria-usp


Sobre Museu de Anatomia Veterinária na USP Butantã

O Museu de Anatomia Veterinária Prof Dr Plínio Pinto e Silva (MAV) é órgão de integração da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

O MAV tem como missão o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade, nas áreas de morfologia e anatomia animal. Foi aberto à visitação pública em 1984 e apresenta em sua atual exposição peças preparadas, estudadas e preservadas por professores, servidores e alunos da FMVZ ao longo dos anos.

O Acerco contém peças de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A grande maioria das peças é de mamíferos, havendo, entre estes, representantes de mamíferos aquáticos, voadores, marsupiais, carnívoros, roedores, eqüídeos, bovídeos, suídeos e primatas, incluindo o homem.



A forma e o tamanho das estruturas anatômicas são indicativos da maneira como o animal sobrevive no meio ambiente. Isto significa que estudando Anatomia ampliamos nosso conhecimento sobre o modo de vida dos animais, seus padrões alimentares, de locomoção e de reprodução, relacionados à diversidade de habitats. Além disso o domínio do conhecimento anatômico favorece o desenvolvimento dos trabalhos nas Clínicas Médica e Cirúrgica.

A nova exposição do MAV, inaugurada para visitação em 10 de setembro de 2010, apresenta o seu rico e diversificado acervo em um circuito expositivo de visitação organizado em módulos temáticos, sob o título Dimensões do corpo: da anatomia à microscopia.

O seu novo formato é constantemente atualizado e possibilita uma ampla visão sobre a medicina veterinária e, mais especificamente, sobre a anatomia veterinária, desenvolvida pelos pesquisadores, professores e técnicos da FMVZ. Legendas explicativas, painéis informativos e modelos didáticos, associados a um conjunto diversificado de recursos expositivos, compõem a linguagem de apoio da exposição.

Horário de Funcionamento Museu de Anatomia Veterinária no Butantã

  • Terça a Sexta das 09h às 14h00
  • Sábado das 09h às 13h00

Endereço e Telefone Museu de Anatomia Veterinária no Butantã

  • Av. Prof. Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã
  • Telefone: (11) 3091-1309

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário