Museu de Anatomia Humana no Butanta

A história do Museu de Anatomia Humana no Butantã, se confunde com a própria história do departamento de anatomia do ICB.

Seu acervo, composto de peças anatômicas e livros de anatomia, começou a ser formado em 1914, pelo professor Alfonso Bovero.

Depois de um curto período no Instituto Médico Legal, o museu se transferiu em 1931 para o prédio da atual Faculdade de Medicina da USP, na avenida Doutor Arnaldo.

museu-anatomia-usp-no-butanta


Sobre Museu de Anatomia Humana da USP no Butantã

O museu só foi enviado para o Bloco III do ICB, na Cidade Universitária, em 1996, quando alcançou o expressivo número de 1.800 peças expostas e uma biblioteca com aproximadamente 2.000 volumes.

Só em 1999 ele chegaria ao seu local atual, no Edifício Biomédicas III, do ICB, onde foi reaberto à visitação pública. No mesmo ano, foi rebatizado como Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero, em homenagem ao seu fundador.

A biblioteca é um dos grandes destaques do museu e conta com obras originais raras, como os livros “De Humani Corporis Fabrica”, escrito por Adreas Versalius em 1543, e “Opera Omnia”, escrito por Regnier de Graaf em 1678.



Essas obras, devido à sua deterioração, não estão expostas para o público, estando disponíveis apenas para pesquisas específicas. Outro grande destaque do museu é sua coleção de crânios, que conta com 500 peças de indivíduos jovens e adultos de ambos os sexos.

“O que torna essa coleção tão especial é o fato desses crânios estarem todos identificados em detalhes e representarem diversos grupos étnicos”, afirma o professor do Departamento de Anatomia do ICB e coordenador do museu, Renato Chopard. “A coleção é muito procurada por antropólogos, médicos e odontologistas para pesquisa”.

Atualmente, o museu conta com aproximadamente mil unidades expostas, entre peças anatômicas preparadas e conservadas por diversos métodos, separadas de acordo com os sistemas e aparelhos que compõem o corpo humano.

Além disso, encontram-se no museu 83 fetos com diversas anomalias. Sua reserva técnica conta com aproximadamente 300 peças. O museu, que recebe entre 25 e 30 mil visitantes por ano, faz, periodicamente, palestras e exposições temáticas.

Horário de Funcionamento Museu de Anatomia Humana no Butantã

  • Terça a Sexta das 13h às 16h00
  • Sábado das 8h00 às 13h00

Endereço e Telefone Museu de Anatomia Humana USP no Butantã

  • Av. Prof. Lineu Prestes, 2415 – Butantã, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3091-7360

Mapa de localização





Deixe seu comentário