Parque da Previdência no Butantã

O Parque da Previdência no Butantã é um parque municipal situado no extremo oeste da capital de São Paulo no bairro de Jardim Rolinópolis, prôximo a rodovia Raposo Tavares. Possui uma área de 91.500m².

Foi fundado em 21 de setembro de 1979. O parque recebeu este nome por que o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (IPESP) adquiriu estas terras no anos de 1950.

 

parque-previdencia-no-butanta

Sobre Parque da Previdência no Butantã

Parte das terras adquiridas pelo IPESP  foi transferida para a prefeitura de São Paulo e ela no passado construiu um reservatório de água que abastecia o bairro até o ano de 1968, quando este passou a receber água encanada de outra estação.


Em junho de 1986 a Prefeitura criou no Parque da Previdência o seu primeiro Centro de Educação Ambiental – CEA – no Parque Previdência com o objetivo de divulgar a preservação do meio ambiente. Foi aproveitando a antiga casa de bombas e a estação de tratamento de água existente no local.

O parque possui uma trilha denominada Trilha do Jequitibá que em seu percurso cruza com a árvore que lhe dá o nome. Seu trajeto apresenta algumas variantes, sendo que o percurso termina no ponto onde se inicia. Todo o trajeto o piso é de barro, com algumas cercas de madeiras nos pontos mais íngrimes.

Infra–estrutura

Comedouro de pássaros, área de estar, trilhas, pista de cooper e caminhada, sanitários, playgrounds, viveiro de animais, orquidário, espelhos d’água, Museu de Meio Ambiente e Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO), equipamento gerenciado pela Secretaria Municipal da Saúde.

Fauna

Num total de 63 espécies de animais, foram observadas 58 espécies de aves, das quais seis são endêmicas de Mata Atlântica, tais como periquito-rico, pica-pau-anão-de-coleira, arredio-pálido e a cigarra-bambú. O local já recebeu visita de aves que são endêmicas e ameaçadas de extinção do Estado de São Paulo e globalmente ameaçadas, como o chibante e a araponga. Outras são costumeiramente observadas como alma-de-gato, corujinha-do-mato, beija-flor-preto-branco e bentevizinho-de-penacho-vermelho.

Flora



Remanescente da Mata Atlântica, com exemplares de pau-jacaré, cedro-rosa, pau-de-tucano, samambaiaçu, jequitibá e tapiá-guaçu. Contíguo a este remanescente há uma área com reflorestamento heterogêneo. Na área ajardinada destacam-se tipuana, pinange, paineira, pau-brasil, falsa-seringueira, jacarandá-paulista, alfeneiro, faveira e flor-de-abril.

Feira Orgânica Parque Previdência no Butantã

A Feira Orgânica Parque Previdência, acontece todos os sábados.

Entre os produtos da feira, encontram-se bebidas, frutas, ervas, temperos, grãos, hortaliças, laticínios, mel, pães, biscoitos e processados diversos.

Todos os alimentos não possuem adubos químicos, venenos, herbicidas, sementes transgênicas e antibióticos.

Horário de Funcionamento Parque Previdência Raposo Tavares no Butantã

  • Diariamente: das 07h às 18h00

Endereço e Telefone Parque Municipal Previdência no Butantã

  • Rua Pedro Peccinini, 88 – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3721-8951

Outras informações e site

Mapa de localização

Parque da Previdência no Butantã
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário