Parque SABESP no Butantã

O Parque Sabesp Butantã, que fica localizado na Zona Oeste da capital paulista. Foi inaugurado em 25 de julho de 2015 e conta com 10.000 m² de área no total. É administrado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo S/A).

Cerca de 450 mil moradores do Butantã, Jd. Bonfiglioli, Rio Pequeno e outros bairros da zona oeste são beneficiados pela implantação do parque.

parque-sabesp-butanta

Sobre Parque SABESP Butantã

A infraestrutura do Parque SABESP Butantã é composta por playground, mirantes, aparelhos para ginástica, ponto para entrega de materiais recicláveis, sanitário e bicicletário. O parque também abriga uma exposição permanente com painéis ilustrativos sobre distribuição, tratamento, consumo consciente, reúso de água e novas tecnologias do saneamento.


A ideia é mostrar aos visitantes um pouco mais do trabalho desenvolvido pela Sabesp e conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. O parque tem rampas para garantir a acessibilidade a portadores de deficiência e suas luminárias são de LEDs.

Quanto a flora do local, houve a preservação de árvores existentes (143) e 37 mudas das mais variadas espécies, plantadas no interior e entorno do parque.

Quanto a avifauna, observamos pássaros presentes no parque, principalmente nas árvores remanescentes do local, preservadas pelas obras de sua criação.

Não há lanchonetes no interior do parque. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Bicicletas acima de aro 14 são proibidas, como também os skates.

Quanto à segurança geral do parque, há um vigia em ronda no dia da visita, transmitindo tranquilidade para os usuários.

Antes da inauguração, o lugar era destinado apenas ao Reservatório Butantã da Sabesp, que tem capacidade para 15 milhões de litros de água e atende a 18 bairros da região.

As instalações foram adaptadas para criar um novo ambiente aberto ao público, com atividades para a terceira idade, entre outras atrações já mencionadas.
As obras, que iniciaram em março de 2014, contaram com investimentos de R$ 6 milhões e geraram 260 empregos diretos e indiretos, segundo a Sabesp.



As obras do parque utilizam materiais ecologicamente sustentáveis (sistemas pré-fabricados e o conceito de obra seca), com pisos drenantes, que propiciam a absorção da água das chuvas pelo subsolo, alimentando o lençol freático.

Vale a pena

  • Utilizar os mirantes para observar o entorno do parque e o horizonte da cidade que se descortina;
  • Atentar para os painéis que existem sobre o “Ciclo do Saneamento”, que mostra as interessante etapas de como tratar a água e o esgoto, bem como utilizar a água racionalmente, preservando esse recurso precioso
  • Caminhar pela rota acessível e pista do parque.

Horário de Funcionamento Parque SABESP Butantã

  • Terça a Domingo: das 08h às 17h00

Endereço Parque SABESP no Butantã

  • Rua Pinheiros – São Paulo – SP

Telefone Parque SABESP  Butantã

  • Telefone:  As unidades do Parque SABESP Butantã não oferecem atendimento telefônico, o cidadão deve comparecer pessoalmente.

Mapa de localização

Parque SABESP no Butantã
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário