A Biblioteca IME – USP Butantã ou Biblioteca Carlos Benjamin de Lyra preza os valores éticos da profissão de bibliotecário e da Universidade de São Paulo. Age com integridade para reforçar a liberdade de acesso ao conhecimento, a democracia e a justiça social.
Procura desenvolver as atividades e serviços de maneira acolhedora e inclusiva, visa atender todas as necessidades informacionais das pessoas que fazem parte da comunidade imeana.
A organização segue algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente caraterística de importância.
Os profissionais que lidam com esses objetivos são os bibliotecários, com formação em biblioteconomia, curso ensinado em instituições de ensino superior. Para os visitantes, as bibliotecas têm três finalidades básicas: estudar, ler e consultar as obras. O público procurador comum das bibliotecas está buscando um estudo sobre um certo tema, de simples leitura por diversão, ou de realização de pesquisa a respeito de alguns assuntos. Por essa razão mesmo, há uma grande variedade de pessoas que visitam as bibliotecas quando se é tratado de bibliotecas generalistas.
Bibliotecas Hoje
Hoje em dia, as bibliotecas não são somente guardiãs de livros, porém, da mesma forma, de dicionários, enciclopédias, monografias, manuais, documentos tridimensionais, almanaques, atlas, jornais, revistas, mapas, cartazes, manuscritos, filmes, discos, CDs, fitas, VHS, DVDs, BDs, ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC), fotografias, telas e microfilmes. Revistas e jornais são classificados como material periódico, também são organizados e armazenados em uma seção da biblioteca denominada hemeroteca – espaço próprio para este tipo de material informativo.
Porém, o velho conceito de “depósito de livros” foi redefinido para “ambiente físico ou virtual destinado à coleção de informações com a finalidade de auxiliar pesquisas e trabalhos escolares ou para praticar o hábito de leitura, material este seja impressos em folhas de papel ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC).
Biblioteca IME – USP Butantã História
A Biblioteca foi inaugurada juntamente com o IME em 15 de janeiro de 1970 e recebeu esse nome em homenagem ao Prof. Carlos Benjamin de Lyra, por desenvolver importantes trabalhos que contribuíram grandemente para o desenvolvimento da Topologia Algébrica no Brasil.
No início, o acervo básico da Biblioteca foi formado por obras vindas de várias Bibliotecas da USP, entre as quais o Centro de Computação Eletrônica (CCE/USP), o Departamento de Matemática da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP), o Departamento de Estatística e de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL/USP), o Departamento de Matemática da Escola Politécnica (POLI/USP), o Instituto de Pesquisas Matemáticas (IPM) e por fim, a Sociedade de Matemática de São Paulo.
Hoje é considerada uma das melhores bibliotecas na Área de Matemática da América Latina. Figura também entre os maiores acervos do Sistema de Bibliotecas da USP, com cerca de 230.000 itens. Seu acervo é formado por livros, relatórios, fascículos de periódicos (revistas), teses, dissertações, trabalhos de docentes, CDs e DVDs. É especializada em Matemática, Estatística, Matemática Aplicada, Bioinformática e Ciência da Computação.
Vagas Biblioteca IME – USP – Trabalhe Conosco
A Biblioteca IME – USP disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Biblioteca IME – USP no Butantã
- Segunda a Sexta das 08h às 17h
Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca IME – USP no Butantã
- R. do Matão, 1010 – Bloco A – Butantã – São Paulo – SP
- Telefone: (11) 3091-6174