Butantã terá plano para evitar incêndios em favelas

Controlar com maior eficácia e mais rapidamente os incêndios em favelas na cidade, que de tempos em tempos prejudica centenas de moradores da capital. Esse é o objetivo da Câmara Executiva de Prevenção e Combate a Incêndios no Município de São Paulo que nesta semana entregou ao prefeito Gilberto Kassab o relatório final de um trabalho de

dois meses. A principal indicação do relatório é uma proposta para a criação e colocação em prática do Previn – Programa de Prevenção Contra Incêndios em Assentamentos Precários.

Pelo cronograma inicial previsto no Previn, na região do Butantã as ações estão programadas para começar no terceiro trimestre de 2011. E elas devem abranger os moradores das favelas São Remo e do Arpoador. Antes de chegar a essa conclusão sobre como agir em relação aos incêndio, a Câmara, que foi criada no dia 24 de setembro, por solicitação da Prefeitura, analisou o trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros que identificou 325 locais críticos quanto à vulnerabilidade de incêndios, dos quais 50 foram considerados prioritários devido ao potencial de risco. O Previn indica a colocação em prática, até o fim de 2012, das medidas de prevenção e combate a incêndios nesses locais.



Pontos críticos – De imediato, o programa sugere que sejam atacados 33 pontos que foram considerados como os mais vulneráveis. São os seguintes assentamentos, distribuídos por regiões: seis na Freguesia do Ó, seis no Jabaquara, seis na Vila Prudente, três em Campo Limpo, dois no Butantã, dois no M´Boi Mirim, dois em Pirituba e um nos bairros da Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Ipiranga, Penha, São Miguel Paulista e na Sé. Além desses, o assentamento da rua Sônia Ribeiro, localizado em Santo Amaro, será tratado como projeto piloto.

Entre outras medidas preventivas, o programa estabelece a definição, em cada um dos assentamentos, de um zelador comunitário, de uma brigada de incêndio e a realização de um cadastramento a partir do qual se terá um perfil social dos moradores. Ela estabelece ainda a colocação de um conjunto de equipamentos que possibilitem a extinção dos incêndios, tais como hidrantes públicos, extintores portáteis, extintores sobre rodas e reserva para abastecimento.

Além dos equipamentos, o Previn estabeleceu ainda um conjunto de 11 planos de ação voltados para cada um dos pontos levantados acima e dedicada a cada um dos pontos considerados mais críticos. Paralelamente, foi definida até a comunicação visual de futuras cartilhas que seriam distribuídas nos assentamentos, como forma de orientar e conscientizar os moradores sobre cuidados básicos para se evitar incêndios.



Deixe seu comentário