Curso Especialização Gestão Comunicação USP no Butantã abre inscrições

O curso de especialização lato sensu Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), no Butantã, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2009. Sua estrutura em módulos totaliza um ano e meio de atividades. As aulas terão início em março e serão realizadas durante a semana à noite (2ªs, 3ªs, e 4ªs feiras, além de uma 5ª feira por mês). Entre 16 a 27 de fevereiro os interessados podem se inscrever através do site www.eca.usp.br/gestcom.
Criado há 16 anos e ministrado por professores com larga experiência em pós-graduação na USP, o curso forma especialistas em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura para atuar em ambientes como o empresarial, cultural e educacional e é aberto a profissionais que tenham formação superior em qualquer campo do saber. O ponto de aproximação entre essas formações múltiplas está em estudar a comunicação em sua relação com a cultura, com a educação, com as novas tecnologias e com áreas emergentes como o terceiro setor e a responsabilidade social.
Segundo a profa. dra. Maria Cristina Castilho Costa, coordenadora do curso, em uma época em que a comunicação envolve a sociedade de uma forma diversificada e abrangente, é de fundamental importância compreender a profunda diversidade teórica e metodológica que faz da comunicação a mais importante atividade de nosso tempo. “Nosso curso recebe profissionais de diversos segmentos da sociedade, o que evidencia a crescente importância que a sociedade começa a dar às questões relativas à comunicação”, assinala.

Comunicação integrada

O curso de especialização em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura preocupa-se em estudar os diversos processos da comunicação humana em organizações da sociedade civil, sejam elas empresas públicas, privadas, pequenas e médias empresas, instituições e organizações do terceiro setor.
O profissional, trabalhando dentro de cada uma dessas entidades, será formado para atuar de forma integrada. Ou seja, de forma plural e flexível nas diversas áreas da comunicação: jornalismo, propaganda, marketing e relações públicas. Dessa forma, não se dedica a estudar estratégias voltadas para um setor específico.
O objetivo do curso é dar condições para que o gestor de comunicação consiga articular as diversas mídias e as diferentes linguagens da comunicação, da interpessoal àquela trazida pela sofisticação da tecnologia, mobilizando-as em função dos objetivos de uma empresa, de uma instituição, de uma escola ou, até mesmo, de um projeto pessoal ou profissional de vida.



Estudar a comunicação é pensar seus processos na sociedade civil

A sociedade impõe desafios ao comunicador que vão além das tarefas profissionais diárias. Em direção a um plano de comunicação efetivo, elas envolvem pensar as relações com setores emergentes na área de educação, inclusão social e digital. Implica ainda repensar modelos tradicionais de comunicação e de compreensão da realidade social. A estruturação de um processo comunicacional deve ser visionária das relações existentes na sociedade civil e da realidade do próprio país. Com forte planejamento e base teórica, o curso de especialização em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura está voltado para: empresas, escolas, ONGs, profissionais de comunicação, professores e assistentes sociais.

Como se inscrever

Estarão abertas no período 16 a 27 de fevereiro de 2009, das 14h às 20h, no prédio central da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na secretaria do Curso de especialização lato sensu  Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura , do Departamento de Comunicações e Artes, no 2ºandar, na sala 209, as inscrições para candidatos a alunos regulares do Curso, com um total 60 (sessenta) vagas e mínimo de 5 (cinco) alunos.

Mais Informações

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo site www.eca.usp.br/gestcom ou junto à Secretaria do Curso de especialização lato sensu  Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura , do Departamento de Comunicações e Artes da ECA, através do fone: (011) 3091.4341, pelo fax: (011) 3091.4867 ou pelo e-mail: gestcom@edu.usp.br.

Para conteúdos extra sobre o curso de Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura acesse: http://mentesemgestao.blogspot.com/

Fonte: USP



Deixe seu comentário