Curso O ATOR no Butantã

O Sindicato dos Artistas, Sated/SP dará início no dia 01 de Julho ao curso “O ATOR” voltado para seus associados e público em geral com o objetivo de formar o profissional de Artes Cênicas.

O programa será desenvolvido em quatro disciplinas: Interpretação, Canto e Voz, Expressão Corporal e História. Terá duração de seis meses com quatro aulas semanais em duas turmas.

A iniciativa partiu da diretoria do SATED/SP, que juntamente com alguns parceiros da área vêm discutindo a necessidade de contribuir para uma melhor formação dos artistas.

“Apresentar este projeto aos atores e atrizes é uma forma de propor uma reconstrução no processo criativo visando além da oportunidade da experimentação e busca pelo” sagrado “na interpretação, também por uma nova experiência dentro do plano político que a Diretoria assumiu durante as eleições”, explica Lígia de Paula, atual presidente do Sindicato dos Artistas de São Paulo.

Nas classes estarão alunos a partir dos 18 anos, sem nenhuma experiência, com amadores e profissionais que buscam reciclagem e aprimoramento. Essa “dinâmica” propicia uma rica troca de experiências, segundo Fagner Pavan, responsável pela disciplina de Expressão Corporal, que pretende desenvolver meios e habilidades para os participantes transformarem um conteúdo físico em elemento prático de comunicação dentro da representação.

Os conteúdos das disciplinas estarão relacionados entre si promovendo melhor assimilação e aplicação prática. As aulas contarão com recursos de áudio e vídeo, como apoio didático de análise do trabalho em linguagens como cinema, tv e teatro, diferenças entre métodos e épocas.

Wolney de Assis estará à frente da matéria Interpretação, fará a introdução do método de construção de personagens através do Sistema Stanislavsky, abordando contextualização social, objetivos da ação cênica e do gesto, diferenças entre gêneros e estilos, qualidade estética entre outros. “Pretendemos oferecer um painel de recursos para o processo de elaboração”, diz ele.



Com uma proposta mais reflexiva, em História de Teatro, Ana Souto não pretende dar conta de todos os registros, mas prover informações suficientes para o aluno pensar histórica e criticamente o papel do ator e as suas possibilidades de inserção social. Já Paulo Pompéia, com Canto e Voz, pretende promover o autoconhecimento do corpo e da fala como ferramentas de trabalho.

Para cada turma haverá um limite de 20 pessoas. Mensalidade de R$100,00.  Está inclusa na programação uma aula mensal com um profissional de destaque no cenário artístico a fim de contribuir com sua experiência. “O que queremos é possibilitar aos diversos grupos de participantes, uma forma prática do estudo interpretativo, ampliar conhecimento e conceito, por isso estamos fechando parcerias com nomes importantes no Teatro, Cinema e Televisão”, explica Lígia.

O SATED/SP fica na Av. São João, 1086, 4. ° andar conj. 401 Centro. Informações: 11- 3335-6131/6132/6133.

Abaixo, segue informações sobre o corpo docente do curso (clique na imagem para amplia-la):

Fonte: Centauro Press – Assessoria de Comunicação



Deixe seu comentário