Tenda Cultural da USP, no Butantã, tem atrações internacionais com entrada franca

Fruto do acordo de cooperação acadêmica entre a USP e a UNAM (Universidad Nacional Autónoma do México), o Encontro México – Brasil pretende reunir artistas dos dois países, entre 2 a 9 de dezembro. Para abrir a programação, o espetáculo teatral “Rodrigo S.M”, inspirado no texto “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, terá seis apresentações gratuitas e exclusivas, de 2 a 4 de dezembro, com duas sessões por dia, às 17h30 e 20h30, na Tenda Cultural Ortega y Gasset.

– Escolhi esse clássico pois identifiquei no texto um modo de agir e pensar violento, presente em nossa classe dominante e reproduzido por nós, de classe média, que me interessava discutir. Quando chegamos ao México, propus essa discussão aos atores e perguntei a eles se  estavam interessados por ela, e se ela era próxima ou distante deles. Se não fosse próxima, eu estaria disposto a aceitar propostas deles de texto e tema para trabalhar. O que me pareceu muito interessante é que eles não só se entusiasmaram muito com o assunto como também me explicaram que era um modo de pensar e agir que podiam identificar em sua própria experiência social. E que lhes interessava ensaiar formas de configurá-lo cenicamente – conta o diretor Pedro Mantovani.



A trama de “Rodrigo S.M.” se passa em um apartamento da periferia de uma grande cidade, onde o artista que dá nome à peça tenta narrar a morte por atropelamento de uma moça pobre. A montagem trata do abismo entre classes sociais e todas as suas violentas consequências.

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, com direção do mexicano Alberto Villarreal, a peça “La Pasión en la Matéria” propõe uma estratégia de cumplicidade entre o português e o espanhol. No dia 3, às 14h, será exibido o premiado documentário “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, eleito pelo público o melhor documentário brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2013 e contemplado com Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Brasília.


A Tenda Cultural Ortega y Gasset traz, além de peças teatrais, cinema, música e seminários internacionais. Todas as atividades são gratuitas. No entanto, é necessário retirar ingressos com um hora de antecedência para controle de lotação. Para mais informações acesse o site oficial do evento.





Deixe seu comentário