Vacinação contra gripe para idosos em bairros de São Paulo, como Pinheiros, Morumbi, Butantã, Vila Sônia, etc

Cerca de 3 milhões de pessoas com mais de 60 anos devem ser vacinadas contra a gripe em 2008 em todo o estado de São Paulo, pelos cálculos da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo a secretaria, na capital havia 445 postos fixos de vacinação abertos no primeiro dia da Campanha.

No período da campanha de imunização, a secretaria oferecerá à população, além da vacina contra o vírus influenza, as vacinas duplas adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonia, otite, sinusite, faringite e meningite.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar pelo menos 3 milhões de pessoas a partir de 60 anos, o que corresponde a 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos no Estado.

Durante a campanha, a população terá à disposição 3.354 postos fixos e 2.830 unidades volantes funcionando das 8h às 17h. A distribuição e a aplicação das doses envolverão 28 mil profissionais, 2.700 carros e sete barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.520 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado.

Em 2007, São Paulo teve 81,23% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%. Apenas 36 municípios não atingiram a meta de vacinação. “A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus da gripe. É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina”, afirma o secretário Barradas Barata.



Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe a Secretaria oferecerá à população, além da vacina contra o vírus influenza, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. Além disso, 459 municípios paulistas, incluindo a capital, realizarão exames preventivos contra o câncer de boca. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe.

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação.

Até 9 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde das 459 cidades já credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais predefinidos pelas prefeituras.

Além do atendimento médico, a população terá a disposição material informativo. Cerca de 250 mil folders de orientação à população serão afixados nos postos de saúde participantes.

À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência. Nos últimos três anos a campanha de prevenção ao câncer bucal examinou cerca de 1 milhão de idosos e realizou 4.567 biopsias que confirmaram o diagnóstico de câncer em 179 idosos.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo



Deixe seu comentário