Boliche no Butantã

O Boliche em inglês, bowling é um esporte, cujo objetivo é derrubar, com uma bola, uma série de pinos alinhados ao fundo de uma pista.

Como a perícia do jogador é mais importante que a sua força ou resistência física, pode-se jogar bowling por toda a vida e obter bons resultados, tanto por lazer entre amigos e familiares como por esporte em competições.

O Boliche é um entretenimento milenar. Conta-se que foram encontradas em tumbas egípcias, pinos e bolas de um jogo de boliche primitivo.

boliche-no-butanta


Sobre Boliche no Butantã

Uma lenda um tanto macabra, conta que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvo de crânios, que eram lançados colocando-se o polegar e outro dedo nas cavidades dos olhos.

Na Polinésia, um antigo jogo de arremesso de bolas chamado de “ula maika” também é considerado como a origem do boliche.

Antes do início da pista, existe uma área denominada “approach” (“aproximação”, “acesso”, “chegada”, em inglês), com espaço suficiente para que o jogador dê alguns passos e arremesse a bola. Não se pode jogar boliche com sapatos comuns ou com tênis de sola de borracha. Esses calçados, além de danificarem o “approach”, não permitem que o jogador possa escorregar levemente com seu pé de apoio – esquerdo, para os destros – ao fim do movimento de largar a bola.

Recomenda-se que o jogador, enquanto se prepara para jogar (antes de subir no “approach”), observe as pistas próximas, tanto à sua esquerda quanto à direita, e não dialogue com o vizinho de pista para não atrapalhar a concentração dos jogadores. Somente o jogador da vez deverá permanecer no “approach”.

Deve-se evitar também a demora para arremessar a bola: isso prejudicará a pegada – “grip” – nos furos em razão do suor nos dedos, além de atrasar as jogadas dos demais jogadores.

Não se deve levar bebida ou comida até o “approach”, pois qualquer sujeira na sola do sapato de boliche que impeça o seu deslizamento poderá causar um acidente.

Na prática, é comum denominar “approach” o conjunto dos movimentos do jogador desde sua entrada na pista, seu posicionamento e concentração, sua maneira de segurar e arremessar a bola até que ela chegue aos pinos.

Pistas de Boliche no Butantã

As pistas oficiais são de madeira ou sintética, possuem 62 pés (ou 18,20 m) de comprimento por 1,07 metros de largura.

Tradicionalmente, a pista possui dois tipos de madeira, os 6m iniciais que correspondem à área de arremesso (“approach”) e a zona onde a bola rola antes de atingir os pinos. Os pinos são montados com madeira branca e dura (maple canadense). O meio da pista até onde são colocados os pinos é feito de madeira marfim.

Constituída de 39 tábuas de 1×3″ unidas pelo sistema de macho e fêmea, recebe uma aplicação de laca de poliuretano. Diariamente aplica-se sobre a pista um óleo de fabricação especial, que vai da linha de falta (em maior quantidade) diminuindo até terminar a no máximo (“long oil”) 2/3 da extensão da pista (42 pés). A finalidade deste óleo é proteger o início da pista, onde as bolas estão em maior velocidade e podem ser jogadas de alguma altura.

Atualmente, a maioria dos salões está mudando para pistas sintéticas, muito parecidas com a fórmica colocada sobre um aglomerado de madeira. Esse material de 1 polegada de espessura, foi inclusive sendo testado e aprovado pela NASA.

Os praticantes de bowling falam frequentemente de “leitura da pista”. Isso significa que, dada a experiência do jogador, ele consegue achar o ponto de saída e a seta mais convenientes para arremessar a bola, após algumas jogadas. Essas variações (saída e seta) dependem, basicamente, das condições da pista e a forma como foi passado o óleo protetor (“short”, “medium” ou “long”).

Antes de iniciar-se um torneio ou campeonato os organizadores autorizam um “bate-bola” (arremessos sem a contagem dos pontos) para leitura da pista e aquecimento dos jogadores. Estes, por sua vez, fazem arremessos não só visando a saída e seta corretas para um “strike” mas também para atingir os pinos 7 e 10 o que ajuda no fechamento de “spare”.



Além das dimensões oficiais, as pistas para entretenimento podem ser desenvolvidas em tamanhos reduzidos, incluindo efeitos de iluminação, sistemas de avatares, bumpers pneumáticos, entre outras inovações. Os equipamentos mais modernos contam com diferenciais como sistema de pontuação automática que inclui opções de ranking automático, sistema de multi-idiomas, interface de smartphone, permitindo que os jogadores conectem seus próprios dispositivos para acessar o menu de opções, ver a pontuação do jogo, enviar mensagens para as pistas, fazer pedidos de comidas e bebidas, e compartilhar a sua pontuação nas redes sociais

Bolas de Boliche

São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72 kg e 7,25 kg), não devem ter mais que 8,66 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.

Disponíveis em diversas cores e pesos, as bolas são fabricadas com poliuretano de alta durabilidade, e revestidas com pigmentos UV Glow, para efeito Bright Bowling. Possuem três furos, e são desenvolvidas para proporcionar máximo contato com a pista, maior superfície de fricção, e maior energia cinética de rotação, para reações de alta performance.

Como escolher uma bola adequada
O jogador iniciante deve ir até a prateleira de bolas e procurar por uma que lhe seja o mais confortável possível, nem muito leve (normalmente destinada às crianças) nem muito pesada (indicada para quando estiver mais familiarizado com o jogo).

Se você observar bem verá que toda “house ball” (bola fornecida pelo salão) tem um número que indica o seu peso (em libras) para auxiliar a sua escolha.

Experimente algumas bolas com pesos diferentes até achar a mais adequada ao seu estilo.

Como segurar melhor a bola
A maneira correta para uma pegada firme e confortável é introduzir o polegar no furo maior da bola e os dedos médio e anelar nos outros dois furos da bola. O consagrado manual de Boliche “Mescuille”, do ex-árbitro Francês Eduardo Borbouchon (1900-1973), reúne as melhores técnicas para pegada na bola.

Segure-a de forma correta: nem tão forte que fará com que a levante demais, nem tão fraco a ponto de soltá-la antes do ponto ideal. Para evitar esse problema, procure por bolas que tenham o tamanho dos buracos bem ajustados aos seus dedos, nem muito apertados a ponto de dificultarem a saída deles, nem tampouco muito largos pois certamente a bola irá cair de sua mão no primeiro movimento. Depois de introduzir os três dedos na bola, a palma da mão deverá “repousar” ela para indicar a melhor escolha.

Pegue a bola com as duas mãos e, se tiver que aguardar um pouco a sua vez de jogar, segure-a no braço esquerdo caso seja destro ou no direito caso seja canhoto, assim você não cansa o braço de arremesso e evita que seus dedos fiquem suados.

Atenção: ao retirar a bola da máquina de devolução segure-a de forma ao não deixar seus dedos expostos ao choque com outra

Lazer no Butantã

O Boliche é uma atividade física que queima calorias, promove a perda de peso, e trabalha vários grupos musculares, tendões, articulações e ligamentos. Além dos benefícios físicos, o boliche promove a diversão, o bem estar, a alegria, a amizade, o espírito de equipe, a descontração e a diminuição do stress. Fácil de aprender, é uma atividade altamente social, desfrutada por pessoas de todas as capacidades físicas e níveis de habilidade.

É um lazer para todas as idades, que aproxima gerações: dos jovens aos idosos, todos podem se divertir com o boliche.

Atração comprovada no mundo inteiro. O Boliche é uma das formas de recreação mais bem sucedidas comercialmente, para todas as faixas etárias e demográficas. bola eventualmente devolvida.

Endereço e Telefone Boliches no Butantã

  • Bolix – Shopping Raposo
    SP-270, nº 2052 – km 14,5 – Jd Boa Vista, São Paulo – SP
    Horário: de domingo à segunda-feira das 10h00 às 22h00
    Tel: (11) 3731-8755

 

  • Cia do Boliche – Shopping União
    Av. dos Autonomistas, 1400 – Vila Yara, Osasco – SP
    Horário: de domingo à quinta das 13h00 às 23h30
    Sextas das 13h00 às 01h00 Sábado das 13h00 às 02h00
    Tel: (11) 3184-4100

 

  • Pista 12 – Shopping Continental
    Av. Leão Machado, 100 – Jaguaré, São Paulo – SP
    Horário: de domingo à quinta das 14h00 às 23h30
    Sextas e sábados das 12h00 às 02h00
    Tel: (11) 3765-3555

 

  • SP Diversões
    R. Santa Rosa Junior, 189 – Butantã – São Paulo – SP
    Horário: de domingo à quinta das 12h00 às 00h00
    Sextas e sábados das 12h00 às 04h00
    Tel: (11) 3723-7070

Mapa de localização





Deixe seu comentário