Casa do Bandeirante

A Casa do Butantã, ou Casa do Bandeirante, é uma construção em estilo bandeirista remanescente do período colonial brasileiro localizada no Butantã, bairro da cidade de São Paulo.

Representando um dos modelos típicos de moradia rurais paulistas, foi construída por volta da primeira metade do século XVIII em extensa área periférica ao núcleo urbano primitivo.

Possui 350m², atualmente o sítio no qual a casa está implantada constitui a Praça Monteiro Lobato. Espaço  reservado para a preservação do imóvel.

casa-do-bandeirante


Sobre Casa do Bandeirante no Butantã

A Casa do Bandeirante retrata um inabitual exemplar de edificação que acompanha as mudanças da Cidade de São Paulo desde os primeiros séculos da colonização portuguesa, demonstrando em seu partido arquitetônico e em suas paredes a memória dos processos construtivos da arquitetura colonial paulista,em particular da taipa de pilão, técnica utilizada na arquitetura colonial bandeirista.

Durante a década de 1950, por conta das comemorações do 4º Centenário da cidade de São Paulo, a casa foi objeto de um projeto de restauro de autoria de Luís Saia. A casa foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), em 1982.

Segundo alguns autores esta casa, construída em taipa de pilão, com 350 m2. divididos em 12 cômodos, além dos alpendres frontal e posterior, está localizada em terras originalmente conhecidas como Uvatantan, que foram doadas aos jesuítas por Afonso Sardinha.

A partir de 1759, com a expulsão dos jesuítas do Brasil, a casa passou por diversos proprietários, até que, em 1938, a Cia. City de Melhoramentos, responsável pela urbanização das margens do rio Pinheiros, efetuou sua doação à Prefeitura.

Situada à meia encosta da margem do Pinheiros, a Casa do Butantã tinha originalmente os fundos voltados para o rio. Concluída a retificação do rio, a casa passou a ser margeada pela frente, localizando-se no centro de uma praça de 14.000m².

Em 1954, a Comissão do IV Centenário denominou o imóvel “Casa do Bandeirante no Butantã “, dotando-o de um acervo próprio a partir do recolhimento de móveis, utensílios e outros objetos de valor histórico no interior de São Paulo e Minas Gerais, sobretudo do Vale do Paraíba. Com este acervo mobiliou-se o imóvel na tentativa de reconstruir uma (possível) casa-sede de um sítio paulista setecentista, ou talvez de um abstrato e hipotético bandeirante.



Críticas a estas concepções museológicas, de caráter celebrativo e laudatório, levou a diversas modificações nas atividades desenvolvidas nesta casa histórica, destacando-se neste contexto a desmontagem, no final da década de 70, do cenário fictício e a transferência do acervo para local tecnicamente adequado à guarda de bens móveis históricos. Desta forma, a Divisão de Iconografia e Museus vem procurando dissociar o imóvel, tombado pelo CONDEPHAAT em 1982, do universo bandeirista, no sentido de vinculá-lo a diferentes momentos da história paulista através de eventos, mostras e exposições diversas.

Horário de Funcionamento Casa do Bandeirante  no Butantã

  • Terça a Domingo das 09h às 17h00

Endereço e Telefone Casa do Bandeirante no Butantã

  • Praça Monteiro Lobato – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3031-0920

Outras informações e site

Mapa de localização

Casa do Bandeirante
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário