Museu Biológico do Instituto Butantan no Butanta

O Museu Biológico do Instituto Butantan no Butantã, o famoso local é reconhecido internacionalmente por ser um dos únicos museus do mundo a apresentar uma exposição viva e permanente.

Seu rico acervo vivo é composto por serpentes, aranhas, escorpiões e iguanas, nativas e exóticas.

Sua coleção original teve início nos primórdios do século XX, com Vital Brazil, fundador do Instituto, que mais tarde a utilizou com o objetivo de difundir a ciência à comunidade externa.

museu-do-instituto-biologico-no-butanta


Sobre Museu Biológico do Instituto Butantan no Butantã

Seu acervo foi crescendo a cada ano, e hoje localiza-se na antiga cocheira de imunização construída em 1920.O Museu ganhou recentemente um berçário, onde apresenta aos visitantes seus filhotes ali concebidos e nascidos.

Tem como objetivos a difusão de conhecimentos zoológicos, através de painéis explicativos, atividades com o público e a promoção de cursos a interessados, além de desempenhar um importante papel na desmistificação das serpentes.



Pertencente ao Museu Biológico do Instituto Butantã (IBu), o Núcleo está localizado em uma área verde de aproximadamente 40.000m2, coberta por vegetação secundária, com espécies endêmicas de Mata Atlântica e exóticas, regenerada após diferentes ocupações.

Foi inicialmente idealizado pelo diretor do Museu, Giuseppe Puorto, e pelo antigo diretor da Divisão de Desenvolvimento Cultural do IBu, Henrique Canter, que tinham como ideais criar um núcleo voltado para a Educação Ambiental.

Com a aprovação de projetos apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia, para reforma de infra-estrutura e implementação de atividades educativas, finalmente foi criado o Núcleo de Educação Terra Firme, em março de 2006, com objetivos de promover a educação e divulgação em ciências, possibilitando a formação de educadores, a elaboração de novas tecnologias educacionais e o atendimento de públicos escolar e geral.

Horário de Funcionamento Museu Biológico do Instituto Butantan no Butantã

  • Terça a Domingo: das 09h às 16h30

Endereço e Telefone Museu Biológico da USP no Butantã

  • Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2627-9300

Mapa de localização





Deixe seu comentário