Parques no Butantã

Um Parque (do francês parc) é um espaço comumente chamado de “área verde”, geralmente livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio ambiente natural. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.

É possível encontrar alguns Parques no Butantã para realizar atividades físicas ou contemplar a natureza. Todos com entrada franca.

Parques e áreas verdes no Butantã

Sobre Parques no Butantã

Um Parque Urbano é um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, mas sobretudo localizado dentro de uma região urbana. Nele, estabelecimentos industriais e residenciais são proibidos, e estabelecimentos comerciais são normalmente restritos a quiosques e vendedores ambulantes. Eventualmente um parque urbano está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus, centros culturais e casas de espetáculo.


Um parque urbano propicia lazer e recreação aos habitantes da cidade, assim como uma apropriação lúdica do espaço público. Parques urbanos incluem muitas vezes playgrounds e campos de esportes, laguinhos e centros educativos como museus e jardins botânicos.
Parques são um dos componentes-chaves de uma cidade especialmente dedicada em propiciar um alto nível de qualidade de vida aos seus habitantes; várias das cidades com os melhores índices de desenvolvimento humano, como Genebra e Zurique, na Suíça, Vancouver, no Canadá e Estocolmo, na Suécia, possuem sistemas complexos de espaços de recreação e parques urbanos.

parque-no-morumbi-vista

Um Parque Natural é uma área natural, fora de uma área urbana, protegida por lei, e onde indústrias e residências são proibidas, restritas a nativos que anteriormente já habitavam a região ou existem com restrições, com o objetivo de preservar a flora e a fauna local.

Um parque natural também pode servir como um local de recreação para pessoas. Camping, canoagem, caminhadas e piqueniques são atividades e recreações mais comuns. Muitos parques naturais são centros turísticos, por abrigarem monumentos naturais, como grandes montanhas e cachoeiras, por exemplo.

No Brasil, por exemplo, temos o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú e também o Parque Ecológico do Paredão em Guapé – Minas Gerais. Em Portugal, a Ria Formosa, no Algarve, é outro exemplo de um parque natural.

Endereço e Telefone Parques no Butantã

Instituto Butantan

Criado em 1892 como

Instituto Bacterológico, em 1899 foi transformado em um profícuo laboratório para o preparo de soros e das salvadoras vacinas por Vital Brasil. Possui mais de 60 espécies de cobras trazidas de 4 continentes, além de aranhas e escorpiões.
Oferece uma estação mutimídia com um CD-Rom sobre as serpentes brasileiras.

Av. Dr. Vital Brasil, 1500
Tel.:(11) 3813-7222

inst_butantan

 

 

 

 

 

 

Parque da Previdência

Com 91.000 m2, funciona onde ficava uma estação de tratamento de água desativada em 1968. Possui uma pequena mata nativa ( Mata Atlântica ) onde se encontra um jequitibá de, aproximadamente 150 anos.
Oferece espaços para festas de confraternização com 2 lagos – um com peixes e outro com gansos.

Nele funciona o Centro de Educação Ambiental (CEA), que promove atividades e eventos visando levar o cidadão a refletir sobre seu papel frente ao meio ambiente e a busca de melhoria da qualidade de vida.

Nele também é a sede da Divisão Técnica do Núcleo de Gestão Descentralizada Centro-Oeste, vinculada a Secretaria do Verde e Meio-Ambiente.

Contêm uma grande área verde parque infantil, oficina de educação ambiental, cursos com temas; educação ambiental, orquídea, reciclagem de papel, etc,,
Acervo Bibliográfico com livros e revistas de temas ambientais e arvores nativas da região da Zona Oeste.

Endereço: R. Pedro Peccinini, 88
Altura km 10 Rod. Raposo Tavares
Horário: Das 7h as 18h
Tel.: (11) 3721-8951

parque_previdecia



 

 

 

 

 

 

 

Parque Raposo Tavares

Desenvolvido sobre um antigo aterro sanitário, é o primeiro da América Latina a pequisar o aproveitamento do gás orgânico e
o desenvolvimento de vegetação sobre este tipo de terreno.

Endereço: Rua Telmo Coelho Filho, 200
Altura km 14,5
Rod. Raposo Tavares
Diariamente: das 7 às 18h
Tel.:(11) 3735-1372

parque-raposo-tavares

 

 

 

 

 

 

 

Parque Luiz Carlos Prestes (ex-Rolinópolis)

Parque infantil, quadras esportivas, quiosques com churrasqueiras e arvores frutífera.

R. João Della Manna, 665 – Rolinópolis
Horário: Diariamente das 7h as 18h
Tel.:(11) 3721-4965

parque_luiz

 

 

 

 

 

 

Parque Chácara do Jockey


Parque Chácara do Jockey é um parque municipal situado na zona oeste de São Paulo, no distrito de Vila Sônia. Possui uma área de 143,5 mil m² destinadas a esporte, cultura, lazer e educação.

Endereço: Av. Prof. Francisco Morato, 5257 – Vila Sonia, São Paulo – SP
Horário: Segunda a Domingo: das 06h às 20h00
Tel:(11) 3722-3264

parque-chacara-do-jockey-pista-skate

 

 

 

 

 

 

 

Parque Sabesp

Inaugurado em 25 de julho de 2015 possui 10.000 m² de área no total. É administrado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo S/A).

Endereço: R. Cel. Ferreira Leal, 309-347
Horário: Terça a Domingo das 8h00 às 17h00

Parque Sabesp no Butantã

 

 

 

 

 

 

 

Parque Villa Lobos
Inaugurado no final de 1994, oferece playground, quadras poliesportivas, pista para ciclistas, corredores e patinadores.

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1655 ( Alto de Pinheiros )
Horário: Diariamente das 7h as 19h00
Tel:(11) 2683-6302

parque-vila-lobos

 

 

 

 

Mapa de localização

Parques no Butantã
5 (100%) 1 votos




Deixe seu comentário