Pontos Turísticos no Butantã

Ponto Turístico é um lugar que os turistas visitam, por seu valor cultural ou pela importância histórica, beleza natural ou artificial, originalidade, porque é raro, misterioso, recreação e diversão.

A atratividade é um elemento crucial para a motivação dos turistas a viajar, e em geral, a afluência de turistas para um local gera atividade econômica conexa, tais como hotelaria, gastronomia.

É necessário o desenvolvimento de infra-estrutura para o acesso e fruição da atração turística (estradas, aeroportos, sinalização, etc.).

pontos-turisticos-butanta


Casa do Bandeirante

Casa do Bandeirante é um patrimônio histórico da cidade de São Paulo, tombado em 1982. Retrata as construções que eram instaladas fora do centro urbano das cidades e preserva utensílios e móveis do período bandeirista.

Construída em 1750, a Casa do Bandeirante tem um estilo arquitetônico colonial, foi levantada com taipa de pilão e possui 350 m² divididos em 12 cômodos e dois alpendres. Após um restauro e um novo projeto de paisagismo nos jardins, a Casa do Bandeirante recebe hoje diversos eventos, exposições e visitas de terça a domingo.

casa-do-bandeirante-no-butanta

Endereço, Telefone e Horário de Funcionamento Casa do Bandeirante no Butantã

Endereço: Praça Monteiro Lobato – Butantã, São Paulo – SP
Horário: Terça a Domingo das 09h às 17h00
Ingressos: Gratuito
Telefone: (11) 3031-0920

Casa do Sertanista

A Casa do Sertanista é uma casa remanescente do período dos bandeirantes, levantada com características coloniais: feita com paredes de taipa de pilão, tem o telhado de quatro águas, possui chão de terra batida e uma varanda. Foi construída no século 17 e recebe um segundo nome: “Casa do Caxingui”. O Museu do Sertanista, entretanto, só foi instaurado em 1970, após diversas obras de restauração.

Desde que foi inaugurado, abrigou, na década de 80, um dos maiores acervos indígenas de São Paulo e a Embaixada dos Povos da Floresta. Também recebeu, em 2000, o Museu do Folclore “Rossini Tavares Lima”. A casa já foi habitada pelo padre Belchior de Pontes e pela família Penteado,  que vendeu o domicílio para a Companhia City de Melhoramentos que, por sua vez, repassou a Casa às autoridades locais.

O museu permaneceu fechado por um tempo nos últimos anos devido a uma reforma, mas hoje possui diversos itens da cultura baiana, utensílios artesanais, santos e também realiza exposições relacionadas à capital paulista.

casa-do-seranista

Endereço, Telefone e Horário de Funcionamento Casa do Sertanista no Butantã

Endereço: Praça Ênio Barbato, s/n – Caxingui, São Paulo – SP
Horário: Terça a Domingo das 09h às 17h00
Ingressos: Gratuito
Telefone: (11) 3726-6348

Instituto Butantan

Fundado no dia 23 de fevereiro de 1901, o Instituto Butantan hoje é referência em assuntos de saúde pública. Produz grande parte dos soros e vacinas consumidas no país, além de ser também o maior centro de pesquisas na área de biologia e biomedicina. Sua criação está relacionada à epidemia de peste bubônica que assolou o litoral paulista em 1898. O intuito era instituir um laboratório que produzisse o soro contra a peste, mas, em 1901, ele foi reconhecido como uma instituição autônoma e passou a ser controlado pelo diretor-médico Vital Brazil Mineiro da Campanha.

Hoje o Instituto Butantan abriga um parque e um complexo com 3 museus: o Biológico, o Histórico e o Microbiológico. É possível observar nesses espaços uma diversidade enorme de animais (cobras, aranhas, sapos, lagartos, escorpiões), microscópios com bactérias e fungos, um serpentário e a história da entidade. Além disso, o Hospital Vital Brasil, gratuito e especializado em vacinas contra animais peçonhentos, localiza-se na área e fica aberto 24 horas.

instituto-butanta

Endereço, Telefone e Horário de Funcionamento do Instituto Butantan

Endereço: Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã, São Paulo – SP
Horário: Terça a Domingo das 09h às 16h45
Ingressos: Preço popular
Telefone: (11) 2627-9300

Museu da Polícia Civil

O Museu da Polícia Civil ou Museu do Crime começou a ser formado na década de 20 com as armas, objetos e instrumentos apreendidos nos inquéritos policiais que eram remetidos à Justiça e posteriormente devolvidos. O objetivo era ilustrar as aulas ministradas na 1ª Escola de Polícia.

O Museu sempre acompanhou as escolas de Polícia, tendo como finalidade subsidiar a formação dos alunos policiais e preservar e divulgar a história da Polícia Civil de São Paulo.

Foi aberto à visitação pública em 1952.



Hoje seu acervo reúne carros, aparelhos, objetos, roupas, armas, documentos e fotos que contam a história da Polícia Civil, além de ferramentas e objetos utilizados em delitos de grande repercussão, como o famoso crime da mala, ocorrido em 1928.

Com uma frequência mensal de aproximadamente 1000 pessoas, o Museu da Polícia Civil de São Paulo atua também como um agente educador, com o propósito de instruir os visitantes,para que não se percam no mundo das drogas e do crime.

museu-da-policia-civil

Endereço, Telefone e Horário de Funcionamento do Museu da Polícia Civil

Endereço: Praça Prof. Reynaldo Porchat, 219 – Butantã, São Paulo – SP
Horário: Terça a Sexta das 13h às 17h00
Sábado das 08h às 13h00
Ingressos: Gratuito
Telefone: (11) 3468-3360

USP (Universidade de São Paulo)

A USP é a maior universidade pública brasileira e a segunda maior da América Latina. Está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e oferece 229 cursos de graduação, alguns sendo os mais disputados e prestigiados do país. A universidade possui campis nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Lorena e São Paulo.

A Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira é a sede da capital paulista e o principal centro de educação do país, no qual são realizados pesquisas e estudos de diversos campos de conhecimento. A universidade foi fundada em 1934 e surgiu a partir da integração da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) com outras faculdades já existentes (Direito, Medicina, Escola Politécnica, etc).O campus de São Paulo foi idealizado nos anos 30, mas foi somente construído em 1960 e se tornou o terceiro maior centro universitário da América Latina.

É possível perceber a importância da USP quando se analisa as importantes figuras que já se formaram na escola, como, por exemplo, os ex-presidentes da república Fernando Henrique Cardoso e Jânio Quadros. A USP também é conhecida por ter um dos maiores acervos de livros do Brasil: são 70 bibliotecas entre os campi. Além disso, ela é responsável pela conservação e dados históricos de 5 museus: de Ciências, de Zoologia, de Arqueologia e Etnologia, de Arte Contemporânea e o do Ipiranga. A entrada na USP é gratuita.

usp-no-butanta

Endereço, Telefone e Horário de Funcionamento Museus no Butantã

Museu de Ciências da Universidade de São Paulo

Endereço: Praça Oceanográfico, 191 – Vila Universitaria, São Paulo – SP
Horário: Terça, Quinta e Sábado das 09h às 17h00
Ingressos: Gratuito
Telefone: (11) 3091-7149

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo – SP
Horário: Quarta a Domingo das 10h às 17h00
Ingressos: Gratuito
Telefone: (11) 2065-8100

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo

Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 1466 – Butantã, São Paulo – SP
Horário: Segunda, Quarta, Quinta e Sexta das 09h às 17h00
Sábado das 10h às 16h00
Ingressos: Gratuito
Telefone: (11) 3091-4905

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Horário: Terça a Domingo das 10h às 22h00
Ingressos: gratuito
Telefone: (11) 2648-0254

Vila Butantan

A Vila Butantan é um lifestyle center , um centro de compras e lazer, que aposta na revitalização da cidade. Localizado no Butantã, o empreendimento é formado por contêineres marítimos reciclados, dispostos de uma maneira moderna e convidativa, para que o público se divirta em uma área sustentável e humanizada.

Com foco na qualidade de vida e bem-estar, a Vila Butantan oferece gastronomia, lojas com produtos e serviços exclusivos e diversificados, foodtrucks além de eventos para toda a família.

vila-butantan

Endereço, Telefone e Horário de Funcionamento da Vila Butantan

Endereço: Rua Agostinho Cantu, 47 – Butantã, São Paulo – SP
Horário:  Segunda das 11h às 20h00
Terça e Domingo das 11h às 21h00
Quarta a Sábado das 11h às 22h00
Ingressos: Entrada gratuita, paga o que consome.
Telefone: (11) 3564-8731

Mapa de localização





Deixe seu comentário