Biblioteca do Instituto de Geociências da USP Butantã

O Serviço de Biblioteca do Instituto de Geociências da USP Butantã tem como Visão “Ser um centro de excelência informacional em geociências, prestando serviços de qualidade à comunidade científica nacional”.

Com a missão de “Proporcionar a infra-estrutura informacional necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do IGc/USP, através do acesso, disseminação e divulgação da informação geológica.

Biblioteca do Instituto de Geociências da USP Butantã

A finalidade do Serviço de Biblioteca e Documentação é promover, de forma inovadora e efetiva, os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca; oferecer resposta rápida e eficiente às necessidades dos usuários; disponibilizar acomodações e equipamentos adequados aos usuários e funcionários; possibilitar formas adequadas de conservação e utilização do acervo.


A Biblioteca do IGc/USP é considerada uma biblioteca de referência na área de Geociências, tendo como meta estabelecer, continuamente, a melhoria tanto na qualidade do acervo, quanto na sua conservação e disponibilização, pois este material serve para embasar projetos de pesquisa internos e externos à Universidade.
Atualmente a Biblioteca possui uma área física de 1222 m2, distribuídos em dois pavimentos. No pavimento inferior estão localizados o balcão de empréstimo, Seção de Atendimento ao Usuário, terminais do Dedalus e o acervo de livros, teses, eventos, periódicos, separatas e referência. O pavimento superior comporta a mapoteca, setor de audiovisuais, auditório,sala de estudos em grupo, sala de obras raras e a parte administrativa da Biblioteca: Diretoria e as Seções de Apoio Administrativo, Aquisição e Publicações e Processos Técnicos.

O acervo da Biblioteca é reconhecido como um dos mais completos da América Latina, sendo composto de livros, teses, periódicos, mapas, materiais audiovisuais, entre outros, perfazendo um total de mais de 102 mil volumes em 2010.



Bibliotecas Hoje

Hoje em dia, as bibliotecas não são somente guardiãs de livros, porém, da mesma forma, de dicionários, enciclopédias, monografias, manuais, documentos tridimensionais, almanaques, atlas, jornais, revistas, mapas, cartazes, manuscritos, filmes, discos, CDs, fitas, VHS, DVDs, BDs, ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC), fotografias, telas e microfilmes. Revistas e jornais são classificados como material periódico, também são organizados e armazenados em uma seção da biblioteca denominada hemeroteca – espaço próprio para este tipo de material informativo.

Porém, o velho conceito de “depósito de livros” foi redefinido para “ambiente físico ou virtual destinado à coleção de informações com a finalidade de auxiliar pesquisas e trabalhos escolares ou para praticar o hábito de leitura, material este seja impressos em folhas de papel ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC).

Vagas Biblioteca do Instituto de Geociências da USP – Trabalhe Conosco

A Biblioteca do Instituto de Geociências da USP disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Biblioteca do Instituto de Geociências da USP no Butantã

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca do Instituto de Geociências da USP no Butantã

  • R. do Lago, 562 – Butantã – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3091-4290

Mapa de localização





Deixe seu comentário