CENTRO PRÓ-AUTISTA

O Centro Pró-Autista é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, voltada ao atendimento multidisciplinar para diagnóstico, tratamento ambulatorial, terapêutico, educacional e pré-profissionalizante dos portadores de AUTISMO.

AUTISMO: É uma disfunção neurológica, que afeta a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica (divertimento) e a comunicação. O Autismo não ocorre por bloqueios ou razões emocionais, mas pode ser agravado por elas.



Queremos multiplicar a informação de que estudos mostram que a incidência do autismo é de 1 portador para cada 1000 nascimentos. Cerca da metade deles evoluem para quadro de deficiência mental e/ou psicoses quando não recebem diagnóstico e tratamento clínicos precoces. O CPA que é constituído por profissionais das áreas de medicina, psicologia, saúde e bem estar trabalham séria e intensamente para atender, orientar e acompanhar os portadores de AUTISMO, não só, mas também, porque experiências levadas a efeito em algumas instituições privadas no Brasil e em outros países demonstram a eficiência que as intervenções na área clínica, associadas ao atendimento psicológico tem trazido a esses pacientes.

O CPA possui os requisitos fundamentais para oferecer à comunidade os serviços especializados nessa área, através de profissionais qualificados e constantemente atualizados quanto aos estudos de ponta para o atendimento e tratamento de Autistas, seus familiares e/ou cuidadores. O atendimento é oferecido aos portadores de autismo em suas várias faixas de idade (crianças, adolescentes e adultos), sexo, cor, credo e procedentes de qualquer área geográfica do nosso estado.

O CENTRO PRÓ-AUTISTA atende atualmente 50 crianças. No entanto, a demanda por nosso trabalho tem crescido constantemente, principalmente por parte da população desprovida de recursos financeiros. Temos hoje 20 portadores de Autismo, nos mais diversos estágios, na fila de espera para o atendimento. Infelizmente, não é possível ao CPA absorver esse contingente, pois não dispomos de recursos financeiros suficientes para dar o atendimento necessário. Várias ações são desenvolvidas com o intuito de trazer recursos, mas esses têm sido suficientes para dar continuidade ao atendimento dos atuais pacientes, sem haver sobras para absorver novos beneficiários. Temos tido o apoio de várias empresas que fornecem material de apoio para a continuidade do atendimento, mas ainda não é suficiente. Buscamos doações de pessoas físicas, para que, somadas às doações de pessoas jurídicas, somem o montante para atender novos pacientes. Um portador de autismo demanda um investimento financeiro que pode atingir a cifra de R$ 3.000,00 mensais.

Procuramos, portanto, sensibilizar as pessoas para que venham fazer parte de nosso trabalho, adotando financeiramente um portador de autismo, com um valor a partir de R$ 10,00.

Quanto mais indivíduos autistas pudermos atender o mais precocemente possível, muito maiores as chances de obtermos uma inclusão social com sucesso. Tanto para o portador como para a família, ou cuidadores, cada conquista por menor que seja, representa um sucesso à longo prazo. Venham nos visitar, ou liguem para (11) 5595.8553 e receberão as instruções de como proceder para iniciar sua contribuição, e, também para obter maiores esclarecimentos sobre o autismo e o tipo de trabalho que desenvolvemos.



Deixe seu comentário