No Butantã, USP presta sua homenagem aos 460 anos de São Paulo

Em janeiro, a USP presta sua homenagem aos 460 anos de São Paulo celebrando a cultura paulista e sua vanguarda, com o notório movimento cultural dos anos 80.

Serão três dias de festa, de 24 a 26 de janeiro, com uma programação repleta de shows, filmes e documentários de grandes nomes da cultura paulistana na Tenda Cultural Ortega y Gasset, Praça do Relógio do Campus Butantã.

Confira a programação:

24/01


Às 19 horas, o festival tem início com a apresentação do filme “Rumo”, da TV Cultura, com filmagens históricas, clipes e cenas do show-reunião do lendário grupo Rumo, um dos principais nomes da Vanguarda Paulista.

25/01

Pipas no céu de São Paulo

No sábado, 25, às 15h, a universidade oferece um presente a São Paulo colorindo o céu da cidade com a Festa de Pipas e Oficina de Pipamodelismo com o empinador profissional e recordista nacional Ken Yamazato — membro do Guinness Book Brasil por empinar um “trem” de 242 pipas.

A Lira Paulistana no cinema

Depois, às 19h, será exibido o documentário musical Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, de Riba de Castro, sócio do teatro Lira Paulistana, que investiga os sete anos de intensa atividade da Vanguarda, com dezenas de depoimentos de personalidades marcantes da cena cultural da época.

Homenagem a Itamar

Fechando o dia, às 21h, acontece o show Sampa Midnight, como parte do projeto Caixa Preta, em homenagem ao ícone da Vanguarda, Itamar Assumpção, com Anelis Assumpção e os convidados Arrigo Barnabé, Kiko Dinucci e Serena Assumpção, figuras presentes do movimento ou que tiveram sua obra marcada pelo olhar de Itamar.



26/01

No dia seguinte, 26 de janeiro, é a vez de Tetê Espíndola e Alzira e se apresentarem no show Anahí, às 17h, comemorando a nova edição do CD e os quinze anos do show homônimo. Mais tarde, às 19h, será exibido o documentário Daquele Instante em Diante, de Rogério Velloso, que reúne imagens raras de acervos e arquivos particulares da vida e obra de Itamar Assumpção.

Inaugurada em novembro de 2013, a Tenda Cultural Ortega y Gasset tem formato inspirado na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e projeto arquitetônico desenvolvido pela associação Casa Azul – realizadora da FLIP, com o objetivo de se tornar um ponto de encontro, reflexão, convivência e cultura dentro do campus — e para toda a cidade.

Com curadoria dos sociólogos Maria Arminda do Nascimento Arruda, Sérgio Miceli e da antropóloga Lilia Schwarcz, o espaço oferece uma programação diversificada que inclui debates, seminários, bate-papos interdisciplinares, exposições e apresentações artísticas produzidas dentro e fora da Universidade. A programação de janeiro e fevereiro deste ano homenageia os 80 anos da USP e 460 anos da cidade de São Paulo.

Serviço
O que: Tenda Cultural Ortega y Gasset homenageia Vanguarda Paulista
Quando: Sex 24/01 às 19:00 – Sáb 25/01 às 15:00 e às 19:00 e Dom 26/01 às 17:00 e às 19:00
Quanto: Nada
Onde: USP – Universidade de São Paulo
Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 1280 – Butantã – Oeste
Informações: (11) 3091-3116

 





Deixe seu comentário