No Butantã
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Utilidades no Butantã
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cultura e Lazer
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Museus e
     Casas de Cultura
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Paço das Artes

 

Paço das Artes no Butantã

 


Situado em um prédio de arquitetura modernista em meio à Cidade Universitária, o
Paço das Artes no Butantã, esta ligado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – foi criado em março de 1970, com o intuito de organizar e manter exposições de arte; promover conferências, cursos, palestras e audições; divulgar os assuntos ligados à área de sua especialidade e promover intercâmbios.

Estimulado pelo ambiente universitário em que se encontra, o Paço das Artes adotou as missões de: incentivar a produção de obras contemporâneas; formar novos agentes - críticos, curadores e artistas -, principalmente ligados ao público jovem; refletir sobre e difundir a arte contemporânea nacional e internacional; e promover intercâmbios.

Sua programação tem entrelaçado pequenos, médios e grandes eventos, gerando interfaces entre exposições e atividades como apresentações de vídeos, exibições em CD-ROM, palestras, simpósios, oficinas e eventos musicais e literários, de modo a compor um perfil multidisciplinar da cultura.

Em conformidade com a trajetória que vem traçando desde o final dos anos 1980, suas ações abrangem todos os segmentos das artes visuais - artes plásticas, artes visuais e multimídia -, colaborando efetivamente para a reflexão sobre a arte contemporânea nacional e internacional.

Sua vocação experimental é constatada principalmente através da Temporada de Projetos, que em seus mais de 10 anos de existência possibilitou a emergência de mais de 160 artistas e quase duas dezenas de jovens curadores e críticos.

A cada edição, nove projetos artísticos e um projeto de curadoria são desenvolvidos com o respaldo da instituição onde são expostos. Os selecionados também recebem acompanhamento crítico e publicação de um catálogo, além de um cachê de exibição.

Desde seu surgimento, o programa recebeu mais de 3.500 portfólios e contabilizou cinquenta exposições. Sempre orientado pelo conceito de arte como conhecimento, o diálogo com o público é constantemente estabelecido por meio de um profundo trabalho de reflexão sobre os rumos da arte contemporânea, seja através de atividades integradas - seminários, palestras, encontros com artistas, curadores e críticos - ou de porte internacional, como o Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes.

Em suas três edições, o Simpósio reuniu importantes nomes, como Catherine David, Roger Burgel, Rosalind Krauss, Arlindo Machado, Lúcia Santaella, Susan May, Ousseynou Wade, Paulo Herkenhoff, Michael Asbury, Alberto Caballero, Raquel Garbelotti, Fábio Magalhães, Angélica de Moraes, Suely Rolnik, Nicolau Sevchenko, Agnaldo Farias, Tata Amaral, André Parente e Antonio Abad, entre outros.

Como espaço experimental dinâmico, multidisciplinar e diversificado, o Paço das Artes complementa suas atividades com a produção de uma vasta bibliografia editada desde 1987, quando inaugurou a publicação sistemática de edições bilíngues para a arte contemporânea na cena artística paulistana.

Seus catálogos e livros são mais uma maneira de exercer a mediação entre arte e público - artistas visuais, arquitetos, críticos e historiadores de arte, galeristas, colecionadores, jornalistas, professores e estudantes, além de interessados por arte em geral -, transformando o espaço em uma interessante zona de encontro.

 

Paço das Artes no Butantã
Endereço: Avenida da Universidade 1 -
Bairro Butantã - São Paulo - SP - CEP: 05508-040
Telefone: (11) 3814-4832