Orquestra de Câmara da USP tem nova apresentação no CEU Butantã

A Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (OCAM) faz realiza nesta sexta-feira (16) ensaio aberto ao público, no Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã, na Zona Oeste de SP. Por um ano, além de entreter, os músicos ensinam ao público os mistérios da música erudita do século XX e como ela é tocada por este grupo instrumental singular. Esta semana o público conhecerá obras de Benjamin Britten, Edmundo Villani-Côrtes e F. Poulenc.

A chegada ao CEU Butantã

Após a decisão da USP de reformar o seu teatro, a orquestra foi em busca de um novo espaço para a realização de seus ensaios abertos ao público e se surpreendeu com a estrutura do teatro Carlos Zara, do CEU. “O fato é que algo que aparentemente poderia ser ruim (deixar provisoriamente o teatro da USP), está sendo o estopim de uma proposta muito legal, que é estar todos os meses no CEU Butantã”, declara o maestro Gil Jardim, regente titular da OCAM. Sob seu comando, 44 jovens músicos – entre estudantes do Departamento de Música da Universidade de São Paulo e instrumentistas que estão na OCAM para realizar um projeto de extensão do ensino musical – deixam a universidade, também localizada no bairro do Butantã, para se encontrarem uma vez por mês no teatro do CEU.



O programa de 2011 contempla composições do século XX, que Jardim define como “músicas que mantêm um caráter popular, mas de uma elaboração muito sofisticada”. Para conhecer melhor esse estilo musical, a plateia pode conversar com os músicos, aprender sobre o manuseio dos instrumentos, receber explicações do maestro sobre a disposição da orquestra e o papel da regência.


Serviço

Ensaio Aberto da Orquestra de Câmara da USP
Data: 16 de setembro
Horário: 20h30
Local: CEU Butantã – Teatro Carlos Zara
Endereço: Rua Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1.700/1.870, Jardim Esmeralda, bairro Butantã
Entrada franca (retirada de ingressos 1 h antes no local)

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário